CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
O PIONEIRO CADA VEZ MAIS SE ENOVANDO PARA MELHOR SERVIR.

quinta-feira, 10 de março de 2016

MPPE recomenda fiscalização de qualidade da água em Mirandiba, no Sertão



O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Secretaria de Saúde de Mirandiba, no Sertão, e à VII Gerência Regional de Saúde (Geres) a vigilância da qualidade da água consumida pela população do município, com o objetivo de avaliar se ela apresenta ou não risco à saúde. 
De acordo com dados das Gerências Regionais de Saúde do Estado, amostras da água para consumo humano, colhidas em Pernambuco, vêm indicando a presença de bactérias do tipo coliformes totais e Escherichia coli, que representam risco à saúde da população. 
Com o objetivo de identificar a origem de uma possível contaminação, o MPPE recomendou ainda à Secretaria de Saúde de Mirandiba que as amostras encaminhadas à Geres sejam coletadas, prioritariamente, em pontos da rede de distribuição situados antes dos reservatórios. Em relação às amostras de água provenientes de carros-pipas, a coleta deve ser realizada na torneira do próprio veículo transportador. 
Além disso, quando for identificada qualquer disconformidade no tocante à qualidade da água, os responsáveis pelo sistema de abastecimento ou solução alternativa coletiva devem ser notificados para sanar as irregularidades detectadas. No caso de situações de risco à saúde, o município deve se articular com os responsáveis pelo sistema de abastecimento ou solução alternativa para definir as orientações que deverão ser prestadas à população por ambas as partes. 
A Secretaria de Saúde do município e a VII Geres têm um prazo de dez dias para informar à promotoria de Justiça de Mirandiba sobre o acatamento ou não da recomendação. Em caso positivo, também deverá ser encaminhada a documentação comprobatória do cumprimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário