CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
O PIONEIRO CADA VEZ MAIS SE ENOVANDO PARA MELHOR SERVIR.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Temer sanciona documento de identidade único



O presidente Michel Temer sancionou ontem, com três vetos, a lei que cria a Identificação Civil Nacional (ICN), que pretende reunir todas as informações do cidadão em um só documento, entre os quais o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o Registro Geral (RG) e o título de eleitor.

Estão excluídos da ICN a carteira de motorista e o passaporte, já que são documentos que podem ser apreendidos por eventuais crimes cometidos pelo cidadão.

Apesar da sanção, segundo o idealizador da proposta e presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos, o chamado documento único só passará a valer efetivamente a partir de 2021, quando se estima que estará finalizada a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A lei determina que o TSE estabelecerá um cronograma de implementação da nova identificação e da coleta de dados biométricos e não define um prazo. “Estamos num caminho célere”, ponderou Afif. (Via: Estadão Conteúdo)

Polícia Civil de PE investiga novo caso de autoflagelação possivelmente motivado por jogo da Baleia Azul



A Policia Civil de Pernambuco recebeu mais um caso de autoflagelação possivelmente motivado pela participação no jogo da Baleia Azul. Desta vez, a queixa foi prestada pela mãe da vítima na Delegacia do Cordeiro. Ela resolveu procurar a polícia depois de notar diversos cortes produzidos por navalha e estilete no corpo da jovem de 19 anos.

De acordo com a polícia, a quantidade e a forma dos ferimentos impressionaram os investigadores. A polícia também teve acesso ao teor das mensagens e do diálogo entre a vítima e os curadores do jogo.

O caso está sendo apresentado na manhã desta sexta-feira no auditório da Polícia Civil, na Rua da Aurora. A entrevista coletiva conta com a participação da mãe da vítima. Na ocasião, a polícia pretende mostrar os detalhes do funcionamento do jogo e o comportamento dos usuários com o objetivo de alertar a população.

Outros casos - Até então, outros sete casos de vítimas do desafio da Baleia Azul vinham sendo investigados em Pernambuco. Cinco deles são acompanhados pela Polícia Civil e aconteceram nas cidades do Recife, Paulista, Goiana e Vicência. No Recife, as duas vítimas são dos bairros de Brasília Teimosa e do Ibura, ambos na Zona Sul. Já os casos acompanhados pela Polícia Federal são de duas irmãs com 14 e 16 anos, da cidade de Moreno, na Região Metropolitana. Ontem, o corpo de uma adolescente de 15 anos foi encontrado no Rio São Francisco, em Petrolina. Segundo a polícia, Ana Vitória Sena de Oliveira, que era moradora de Juazeiro, na Bahia, estava desaparecida desde a última segunda-feira. Vários cortes foram encontrados nos braços e nos pulsos da adolescente. A polícia  suspeita da ligação dela com o desafio da Baleia Azul.

Preocupado com a propagação do jogo entre os adolescentes, o gestor do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), Darlson Macedo, fez um alerta para que os pais fiquem atentos ao que seus filhos fazem na internet e nas redes sociais e que também observem mudanças de comportamento e humor. Grande parte das vítimas do desafio da Baleia Azul são crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos. Os chamados curadores exigem que as vítimas cumpram 50 comandos e enviem vídeos ou fotos como prova que concluíram cada etapa diária do jogo. Na última fase, os participantes têm que se matar. O desafio que estimula o suicídio é um aplicativo que se alastrou, em 2015, na rede social russa VKontakte e hoje está presente em grupos secretos nas redes sociais. O aplicativo exige atividades diárias que são cobradas por quem lidera o jogo.

“Nós pedimos que os pais fiquem atentos e procurem a polícia. Estamos fazendo exames nas pessoas lesionadas e fazendo a ouvida qualificada das crianças. Vamos solicitar apoio do serviço de inteligência para identificar os curadores. As ameaças não vão se concretizar, esses covardes estão aliciando os meninos, que são vulneráveis, mas não vão sair do anonimato, da zona de conforto, para ir atrás de ninguém. Mas precisamos identificá-los e salvar também os outros participantes. O problema é sério, é grave, e os pais precisam ficar atentos”, concluiu.

Assim que o adolescente ingressa no jogo, já começa a ser ameaçado para que não saia e várias tarefas são repassadas e vão se agravando. As missões englobam fazer mal a alguém, subir em local alto, fazer atividade de risco, se mutilar, matar animais de estimação e termina no suicídio. Outras atividades denunciadas pelas vítimas são assistir a filmes de terror sozinho de madrugada, ouvir músicas tristes, ir para locais desertos à noite, desenhar uma baleia no braço com faca ou navalha e matar e beber o sangue de animais. No Ibura, uma das vítimas matou um gato e se filmou enquanto bebia o sangue dele. O adolescente de 15 anos prestou depoimento ontem na GPCA.

Atenção: No município de Moreno, a atenção de uma mãe pode ter salvo a vida das irmãs de 14 e 16 anos. Na última segunda-feira, a mulher viu uma reportagem a respeito do desafio e começou a observar o comportamento das filhas, que tinham lesões nas mãos e nos braços. Na terça, procurou a Polícia Federal. (Via: Diário de PE)

Serra Talhada: Em ação rápida, ROCAM prende suspeitos de assalto a alunos da FIS



Na noite desta última quinta-feira dia (11), durante a Operação Saturação, realizada pelo 14° BPM, na cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, uma equipe da ROCAM observou uma atitude suspeita de dois homens que pilotavam uma motocicleta CG preta pela cidade.

A suspeita gerou uma perseguição, que aconteceu por volta das 00h00, e os dois imputados foram presos. Os indivíduos ao serem abordados pela polícia foram reconhecidos por características que batem com as de praticantes de vários assaltos em Serra Talhada, nos bairros do IPSEP, centro e Alto da Conceição, inclusive eles também são suspeitos do mais recente caso de assalto envolvendo estudantes que foram roubados nas proximidades da FIS – Faculdade de Integração do Sertão.

Segundo informações do nosso parceiro do Portal NN, os policiais recuperaram 4 celulares, 02 capacetes e apreenderam 01 faca, R$ 6,00, a moto CG preta e uma corrente de pescoço.

Os suspeitos foram reconhecidos por algumas vitimas de assaltos na cidade. Com a divulgação da matéria, a polícia espera que outras vítimas comecem a surgir para reconhecê-los e ajudar na permanência dos “gatunos”.