CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
O PIONEIRO CADA VEZ MAIS SE ENOVANDO PARA MELHOR SERVIR.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Pai tenta assassinar o próprio filho na Zona Rural de Flores

Na madrugada desta quarta-feira (25), por volta de 00h30, Policiais Militares do 14ºBPM, de serviço na Operação Polígono, no distrito de Varzinha, Zona Rural do município de Serra Talhada, foram procurados por um homem, dizendo que havia sofrido uma tentativa em um Sítio próximo e que o seu genitor seria o acusado.
Segundo a Polícia Militar, o fato aconteceu no Sítio Saquinho, Zona Rural do município de Flores, onde o autônomo Genival Leite Cavalcante, 48 anos, autônomo, atirou duas vezes contra seu próprio filho, Arquimedes Leite Cavalcante, 26 anos, desocupado. A vítima informou que o suspeito efetuou dois disparos de arma de fogo contra ele, porém não acertou os disparos. A vítima procurou o policiamento mais próximo e deu queixa. O policiamento, de posse da denuncia se dirigiu até o endereço citado, onde prendeu o suspeito e apreendeu um revólver, calibre 38 e uma espingarda calibre 32, além de seis munições de revólver cal. 38 e várias deflagradas de espingarda, cal  cal. 32.
Diante dos fatos, o acusado e as armas apreendidas, foram entregues na Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada, para as providências cabíveis.

Codevasf anuncia perfuração e instalação de 160 poços no semiárido pernambucano, Mirandiba será beneficiada


Imagem relacionada



Famílias que moram em áreas rurais do semiárido de Pernambuco iniciam o ano de 2017 com uma boa notícia. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) assegurou R$ 6,1 milhões para perfuração e instalação de 160 poços tubulares, sendo 150 em rochas cristalinas e dez em rochas sedimentares, os quais vão levar água para pelo menos 1,5 mil famílias que convivem com a estiagem prolongada.
Os contratos já estão assinados pelo superintendente da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, e as obras começam no início deste ano em municípios do sertão pernambucano. Parte dos recursos é oriunda do Orçamento Geral da União destinada à Codevasf por emendas parlamentares; outra parte é do programa do Governo Federal que visa à universalização do acesso a água em comunidades rurais difusas.
Além da perfuração e instalação dos poços, são implantados bebedouros para dessedentação animal e reservatórios que funcionam como chafariz, que é onde os sertanejos que vivem no entorno do poço vão coletar a água”, explica o gerente regional substituto de revitalização de bacias da Codevasf em Petrolina, Maxwell Lima, engenheiro civil.
A água coletada pelas famílias possui múltiplos usos: além da sobrevivência dos rebanhos, é empregada na rotina de higiene doméstica, na manutenção de pequenos cultivos – como os de hortaliças e olerícolas – e, exceto nos casos em que é salobra, serve também para o consumo humano.
A perfuração e instalação de poços oferece alívio para a população que vive e produz em áreas onde a falta de água é agravada pela seca prolongada. Desde 2012, cerca de 20 mil poços foram perfurados e instalados pela Codevasf em 49 municípios do semiárido pernambucano, um investimento federal de mais de R$ 34 milhões.
Confira a lista das cidades contempladas abaixo:
Afogados da Ingazeira,
Afrânio,
Águas Belas,
Alagoinha,
Araripina,
Arcoverde,
Belém do São Francisco,
Betânia,
Bodocó,
Bom Conselho,
Brejinho,
Buíque,
Cabrobó,
Caetés,
Calumbi,
Carnaíba,
Carnaubeira da Penha,
Cedro,
Custódia,
Dormentes,
Exu,
Flores,
Floresta,
Granito,
Iati,
Ibimirim,
Iguaracy,
Inajá,
Ingazeira,
Ipubi,
Itacuruba,
Itaíba,
Itapetim,
Jatobá,
Lagoa Grande,
Manari,
Mirandiba,
Moreilândia,
Orocó,
Ouricuri,
Paranatama,
Parnamirim,
Pedra,
Pesqueira,
Petrolândia,
Petrolina,
Quixaba,
Salgueiro,
Saloá,
Santa Cruz da Venerada,
Santa Cruz da Baixa Verde,
Santa Filomena,
Santa Maria da Boa Vista,
Santa Terezinha,
São José do Belmonte,
São José do Egito,
Serra Talhada,
Serrita,
Sertânia,
Solidão,
Tabira,
Tacaratu,
Terra Nova,
Trindade,
Triunfo,
Tupanatinga,
Tuparetama,
Venturosa,
Verdejante.

Polícia identifica delegado em vídeo que mostra agressão a agente penitenciário que morreu no Sertão de PE


Agente penitenciário foi agredido por grupo de motociclistas após discussão em Afogados da Ingazeira / Foto: reprodução de vídeo



A Polícia Civil de Pernambuco já conseguiu identificar os envolvidos na agressão que resultou na morte de um agente penitenciário, de 41 anos. De acordo com Joselito Amaral, diretor de Polícia Metropolitana, entre as pessoas identificadas nas imagens está o delegado de Arcoverde, no Agreste, Renato Gaião.
“As imagens são claras. Ele [delegado Renato Gaião] aparece nas imagens e, de acordo com o artigo 29 do código penal, todos responderão na medida de sua participação, de acordo com a culpabilidade”, diz Joselito Amaral, que apontou também que o delegado não nega que estava no local com o grupo.
Agora, a polícia trabalha com a individualização da conduta de cada um dos envolvidos. “O que motivou foi uma discussão minutos antes, por um motivo insignificante, que não vem ao caso. Não estamos tratando apenas de uma agressão e sim de um homicídio”, adianta o diretor.
A vítima foi espancada por um grupo de motociclistas e, em seguida, atingidoa por um disparo de arma de fogo no sábado (21). Ainda não se sabe se o tiro partiu da arma do agente ou de um dos agressores.
Nas imagens, é possível ver o agente penitenciário prestes a entrar no banheiro quando recebe o primeiro golpe na cabeça. Em seguida, já cai no chão sem reação. Outros integrantes do grupo de motociclistas, então, desferem mais socos e chutes contra o agente. A Polícia Militar informou que ele participava do 16º Encontro de Motociclistas, que era realizado na sede da AABB.
A vítima foi levada por populares para o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada, e transferido para o Hospital São Vicente, no mesmo município. O homem, que era agente há cinco e lotado na penitenciária de Limoeiro, não resistiu aos ferimentos e morreu na terça-feira (24). Ele estava de folga no dia do crime.
Ainda na terça, o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e Servidores de Pernambuco (Sindaspe) pediu que a morte dele fosse investigada como homicídio. O Sindaspe também ressaltou a importância de se averiguar a origem do disparo.
“Pedi que seja feito a perícia tanatoscópica para descobrir o trajeto da munição. Da onde partiu o disparo. Se partiu do próprio agente já que tentaram tirar a arma dele ou de um terceiro”, encerra Amaral. O caso está sendo investigado pela delegacia de Afogados da Ingazeira. (G1)
Ainda na terça, o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e Servidores de Pernambuco (Sindaspe) pediu que a morte dele fosse investigada como homicídio. O Sindaspe também ressaltou a importância de se averiguar a origem do disparo.
“Pedi que seja feito a perícia tanatoscópica para descobrir o trajeto da munição. Da onde partiu o disparo. Se partiu do próprio agente já que tentaram tirar a arma dele ou de um terceiro”, encerra Amaral. O caso está sendo investigado pela delegacia de Afogados da Ingazeira. (G1)

Policiais Militares do 8º BPM realizam revista no Presídio Feminino de Verdejante



Na manhã desta quarta-feira dia (25), por volta das 08:00, como uma das priorizações do Tenente Coronel PM – ISAAC GUERRA, comandante do 8º BPM, com sede em Salgueiro, no Sertão pernambucano, foi desencadeada uma inspeção nas celas do Presídio Feminino da cidade de Verdejante, também no Sertão, com o fito de manter os estabelecimentos prisionais da área de circunscrição do batalhão, em ordem e segurança para os encarcerados (as), visitantes e seguranças do Sistema Prisional.

A vistoria foi concluída por volta das 11:00 da mesma data, e como esperado, nenhuma ilicitude ou material que proporcionasse atenção mais detalhada foi encontrado. 

As interferências policiais militares nos presídios da área do 8º BPM serão intensificadas em períodos intercalados, durante a gestão do atual comandante da OME, mostrando com isso, que o Batalhão Agamenon Magalhães, não oferecerá condições e/ou oportunidades de possíveis distúrbios, que nesse caso, serão igualmente repelidos pela distinta e preparada tropa dos militares que fazem parte da honrosa corporação do 8º BPM e consequentemente, honrosa PMPE.