CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
O PIONEIRO CADA VEZ MAIS SE ENOVANDO PARA MELHOR SERVIR.

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Serra Talhada registra o primeiro caso de gripe H1N1


Serra Talhada registrou o primeiro caso de gripe H1N1 e começa a preocupar a população e serviços de saúde.
O H1N1 é um subtipo do vírus da gripe Influenza e há uma década provocou pelo menos 2 mil mortes no Brasil.
Na Capital do Xaxado, a vítima é uma criança de apenas 4 anos, moradora do Centro, e o resultado do exame que confirmou a doença, em 19 de maio passado.
FAROL também apurou que além da gripe, o menor também foi diagnosticado com Dengue. Ele chegou a ser hospitalizado e fez tratamento a base de antibióticos.
“A Influenza A H1N1 circula de forma sazonal e que a maioria dos casos evoluem para cura, alguns por fatores individuais evoluem com gravidade. A quimioprofilaxia só é indicada até 48 horas da última exposição. E tem fator de risco para agravamento se não fez a vacina nos últimos 12 meses ou fez a menos de 2 semanas”, alertou diretor do Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam), João Antonio Magalhães, em conversa com o Farol.

Como prevenir

Todos os subtipos da gripe são transmitidos da mesma maneira: pelo contato com gotículas da saliva e com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
O vírus presente nessas partículas pode ficar ativo por horas em maçanetas, roupas, portas e outros objetos. Basta tocar em um deles e depois colocar a mão na boca ou nos olhos. Daí por que os especialistas pedem tanto para a gente lavar as mãos com frequência.
Para evitar a gripe, o ideal é se vacinar, especialmente se fizer parte dos grupos prioritários – crianças de até 6 anos incompletos, idosos, gestantes, indivíduos imunodeprimidos ou portadores de doenças crônicas.
Quando os sintomas aparecem, o ideal é procurar o médico. Em determinados casos de H1N1, pode haver dificuldade para respirar ou falta de ar – um sintoma que também surge em indivíduos acometidos com outros tipos de gripe, aliás.

Casal é assassinado em Parnamirim, no Sertão de Pernambuco



Um casal foi assassinado a tiros nesta última quarta-feira (12), na zona rural do município de Parnamirim, no Sertão Central de Pernambuco. O duplo homicídio, segundo a Polícia Civil, aconteceu no Sítio Sete Lagoas.

De acordo com informações do radialista Felisberto Ferreira, do Sistema Beto Som de Comunicação, os nomes das vítimas são Damião Ferreira de Souza, de 40 anos, e Maria de Fátima Silva Pereira, de 50 anos.

A Polícia Militar está realizando buscas na área, no intuito de prender o criminoso (s). As pistas e motivações do ocorrido, estão sendo investigadas pela PC da cidade.

Os corpos foram enviados para o Instituto Médico Legal (IML), de Petrolina, no Sertão do São Francisco. (Via: Blog do Roberto Araripina)

Serra-talhadense morre em acidente na BR-232 próximo a Custódia



Na noite desta quarta-feira dia (12), por volta das 22:30, ocorreu um acidente na BR-232 que levou a óbito um serra-talhadense, próximo à cidade de Custódia, no Sertão pernambucano.

Segundo informações do nosso parceiro do Portal Nayn Neto, a vítima foi identificada como Sandro Silva, mais conhecido como “Sandrão”, motorista de ônibus da prefeitura de Serra Talhada. 

Ainda segundo as primeiras informações, um veículo, Hilux, invadiu a contramão vindo a colidir frontalmente com o serra-talhadense que morreu na hora.

FONTE: O Povo com a Notícia