CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
O PIONEIRO CADA VEZ MAIS SE ENOVANDO PARA MELHOR SERVIR.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

ONU alerta para situação ‘insustentável’ do acesso à água potável no mundo


Para ONU, mundo se encaminha para uma crise insustentável de desabastecimento de água potável (Foto: David Mercado/Reuters)



Líderes da ONU e de vários países insistiram nessa segunda-feira (28) que o mundo se encaminha para uma crise insustentável de desabastecimento de água potável devido a fatores como a mudança climática e o crescimento da população.
“O mundo avança por um caminho que segue em direção ao insustentável”, afirmou o presidente da Assembleia Geral da ONU, Peter Thomson, um dos participantes da Cúpula da Água, que acontece entre hoje e quarta-feira em Budapeste, a capital da Hungria.
Thomson se referiu ao sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, aprovado pela ONU em 2015, que adverte que a escassez de água, que já afeta mais de 40% da população mundial, crescerá com o aumento das temperaturas devido à mudança climática.
“A humanidade não entende, por enquanto, a importância disto”, acrescentou Thomson, que afirmou que ainda há esperanças se a meta do Acordo de Paris de manter o aumento da temperatura média abaixo de dois graus centígrados for cumprida.
O presidente húngaro, János Áder, acrescentou por sua vez que “é preciso repensar as estratégias relacionadas com a água” e encontrar uma solução para assegurar os recursos financeiros para que este bem esteja disponível para todos.
Na abertura da conferência, na qual participam representantes de 117 países, foi lida uma mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na qual o diplomata sul-coreano reivindicou mudanças para assegurar o acesso universal à água potável e limpa.
Os participantes da Cúpula de Água de Budapeste tratarão nos próximos dois dias de assuntos relacionados com esse recurso, como o fornecimento, os impactos da mudança climática e o financiamento das políticas relacionadas com o tema.
Espera-se a aprovação de uma declaração final sobre políticas relacionadas com a água, que será depois debatida na cúpula sobre os oceanos que será realizada em 2017 em Nova York, segundo antecipou Thomson. (G1)

Manifestação tem confronto com a polícia na frente do Congresso



Um  protesto contra o governo e contra projetos do presidente Michel Temer terminou em confusão no final da tarde desta terça-feira (29).

Após mais de 12 mil pessoas se reunirem em frente ao gramado do Congresso Nacional (segundo estimativa da Polícia Legislativa), alguns manifestantes viraram um carro da TV Record que estava estacionado na rampa de acesso e depredaram outros.

A Polícia Militar e a Polícia Legislativa, que faziam um cordão de isolamento, atiraram então bombas de efeito moral para dispersar o ato.

Com o grito de guerra "fora, Temer", o protesto reúne sindicatos, índios, organizações de esquerda e movimentos sociais.

Há faixas contra a proposta de congelamento de gastos federais, que deve ir a voto no Senado nesta terça, e contra a reforma do ensino médio, entre outros pontos.

Nesta terça, partidos de esquerda e líderes de entidades de esquerda se reuniram na Câmara e definiram a apresentação na próxima terça (06) de um novo pedido de impeachment contra Temer.

A acusação é a de que ele cometeu crime de responsabilidade no caso que resultou na saída de Geddel Vieira Lima do governo. Geddel levou para dentro do Palácio do Planalto uma pendência imobiliária em que ele e familiares têm interesse. (Via: Flohapress)

Quarto jogador da Chapecoense é encontrado com vida após acidente aéreo



Mais um jogador da Chapecoense teria sido encontrado com vida após um acidente com a aeronave que transportava o time nesta terça-feira (29). O atleta seria Hélio Neto. Além dele, também sobreviveram Alan Ruschel (lateral da Chapecoense), Jakson Follmann (goleiro), Danilo (goleiro), Rafael Henzel (jornalista) e Ximena Suarez (comissária). No acidente, morreram 75 pessoas.

Chuvas evitam nova redução de vazão do Rio São Francisco



O registro de chuvas na bacia do rio São Francisco nos últimos dias foi o motivo para a manutenção da vazão atual do chamado rio da integração nacional no reservatório de Sobradinho, na Bahia. A decisão foi anunciada ontem (28), durante reunião de avaliação dos efeitos da vazão reduzida, promovida em Brasília (DF), pela Agência Nacional de Águas (ANA), e transmitida por videoconferência para os estados da bacia. Há algumas semanas, quando foi autorizada a redução da defluência, a programação era para uma vazão de 750 metros cúbicos por segundo (m³/s) a partir do dia 21, na semana passada, chegando a 700m³/s a partir de hoje.

A equipe técnica da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) apresentou um relatório com fotos sobre a vistoria no Baixo São Francisco, para avaliar os efeitos da defluência de 750m³/s durante a primeira semana da medida. De acordo com a apresentação, houve o registro de banco arenoso emergindo nas proximidades da cidade de Juazeiro (BA) e presença de retroescavadeiras para garantir a captação de água para a Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso), entre outros reflexos.

Dezembro vai começar com manifestações em todo o Brasil



Manifestações estão marcadas para todo o Brasil no dia 4 de dezembro. Os protestos são contra todos os corruptos que tentam se proteger de investigações, especialmente da Lava Jato. 

O protesto ganhou força depois que os deputados tentaram aprovar, em medida de urgência, a anistia ao caixa 2, uma forma de tentarem se blindar contra possíveis investigações. 

Em nota, o grupo Vem Pra Rua afirma que o protesto é contra "PMDB, PSDB, PT, DEM e todos os outros que tentaram aprovar a proposta".  Mais detalhes serão divulgados em breve, informam os organizadores.

Adolescente de 16 anos mata professora a golpe de faca em Bodocó, no Sertão de PE



Uma professora de 55 anos, foi assassinada a golpe de faca na manhã deste domingo (27), na zona rural de Bodocó, no Sertão de Pernambuco. O crime aconteceu por volta das 11:40 na comunidade do Sítio Meleiro no segundo distrito do município. 

De acordo com a polícia, a vítima Edileuza Raimunda Nobre, professora, casada, de 55 anos, se encontrava no interior de uma residência quando foi surpreendida pela estudante de iniciais R. E. S., de 16 anos, que armada com uma faca desferiu um golpe no pescoço da professora, que não resistiu e faleceu no local do ocorrido.

Segundo informações do site do Nilson Macedo, após a consumação do assassinato, a menor infratora fugiu da cena do crime adentrando na caatinga, não sendo possível a sua localização. Na ocasião, ninguém soube informar o motivo que levou a adolescente mata a professora.

O corpo da vítima foi removido e o caso foi registrado e será investigado pela 24ª Delegacia de Homicídios sediada na cidade de Araripina.

FONTE: O Povo com a Notícia