CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
O PIONEIRO CADA VEZ MAIS SE ENOVANDO PARA MELHOR SERVIR.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Morre “Maior Mangueira do Mundo” no Sertão de Pernambuco

Localizada na comunidade Brejo do Gama, zona rural do município de Mirandiba, no Sertão de Pernambuco, a “Maior Mangueira do Mundo” morreu neste último mês de outubro. Moradores e proprietários deste bem natural alertaram para esta possibilidade meses atrás aos órgãos públicos competentes. Apesar disso, nenhuma providência foi tomada.


Folhas e galhos secos foi tudo o que restou da famosa “Maior Mangueira do Mundo” no Sertão pernambucano
De acordo com pesquisadores, a árvore tem aproximadamente 400 anos e carrega na sua formação a história de indígenas que sobrevivem até hoje naquela região. A planta é conhecida por ter a maior altura e diâmetro de todo o planeta. Esta raridade teria até sido registrada no Guinness Book (O Livro dos Recordes). Não se sabe ao certo como ou quem teria plantado a mangueira centenária.


Foto registrada em agosto deste ano, quando parte da mangueira já havia “secado”.
Com mais de 11 metros de diâmetro, a árvore era tombada pelo poder público municipal. Mesmo assim, estava completamente abandonada. A praça construída há décadas continua em ruínas.

Cupim é uma das possíveis causas para a morte da árvore centenária.
Vários “pés de manga” ao redor já morreram e outras estão secando. Este último fato é o que mais preocupa a comunidade. Cupim e até uma espécie de cascudo são alguns dos fatores que podem ter feito desaparecer esse patrimônio natural. Folhas secas e galhos quebrados estão amontoados no local. Nem ao menos uma limpeza foi feita até agora.
A Prefeitura Municipal de Mirandiba e o Governo do Estado de Pernambuco ainda não se posicionaram sobre a morte da árvore. O assunto gerou repercussão na região após uma reportagem de uma rede de televisão.
FONTE E IMAGENS DO BLOG DO ELVIS.