CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
O PIONEIRO CADA VEZ MAIS SE ENOVANDO PARA MELHOR SERVIR.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Sobe o número de bancários com problemas psicológicos após assaltos a bancos em PE



Com a onda de investidas criminosas contra instituições financeiras em Pernambuco, aumentou a incidência de bancários afetados por problemas psicológicos em decorrência da violência nas agências. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, apenas neste ano, mais de 100 funcionários de bancos foram vítimas de assaltos e sequestros em todo o estado. Desses, 15 pediram afastamento dos cargos, após adoecerem por causa desse tipo de crime.

No ano passado, o número de pessoas afastadas pelo mesmo motivo foi de 13, dois a menos que neste ano. Ainda de acordo com o Sindicato dos Bancários, ao longo dos últimos cinco anos, outras cinco pessoas chegaram até a ser aposentadas, após desenvolverem doenças psicológicas decorrentes de assaltos e sequestros. Entre as queixas, estão paranoia, síndrome do pânico, estresse pós-traumático e depressão.

De acordo com o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicatos dos Bancários de Pernambuco, João Rufino Filho, nos casos mais graves, as pessoas chegam até a desenvolver intolerância ao local de trabalho. “Já tivemos contato com pessoas que, após esse tipo de experiência, pensam estar sendo seguidas a todo o tempo e têm medo de tudo. Não é incomum, por exemplo, alguém ter síncopes e vômitos nos bancos onde trabalham, tudo isso devido ao trauma”, explicou.


Este era o caso da ex-bancária Juvina Aragão, de 56 anos. Agora aposentada, ela sofreu um assalto em 2001 e, em 2002, chegou a ser mantida refém por assaltantes e ter uma arma apontada para a barriga. “Na agência, 12 homens quebraram o vidro. Deitei no chão e não consegui mais levantar. Eles diziam que iam ‘estourar meus miolos’ e eu não tinha reação”, disse. À época, Juvina tentou trabalhar por cerca de dois anos, com sintomas como pressão alta, taquicardia e completa aversão ao ambiente de trabalho.

Em 2004 ela foi afastada e, em 2007, foi aposentada por invalidez. “Não tenho uma vida normal. Até hoje, só saio de casa para ir à igreja ou ao médico e tomo três remédios controlados. Antes de ser afastada, cheguei a ter três psicólogos na rede pública de saúde, porque o banco não me ajudou. Eu tinha crises de choro todos os dias e, mesmo com o atestado, diziam que seria demitida se não fosse trabalhar”, afirmou.

De acordo com a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e psicóloga especializada em psicologia jurídica Elaine Costa Fernandes, o tratamento psicológico nesses casos é fundamental. "Para quem sofre um trauma, a psicologia não é um luxo, é necessidade. Não se pode ignorar o impacto da violência no psiquismo de cada um, que se apropria dessas situações de formas diferentes. O nível de vulnerabilidade é muito alto", explicou.

Ainda segundo Elaine, atos cotidianos passam a ser grandes desafios na vida de quem sofre um trauma grande. "A pessoa se sente desprotegida e perde a confiança em muita coisa. Há casos em que doenças psicossomáticas podem surgir, como dores de barriga ou de cabeça, insônia e até mesmo o desenvolvimento de cânceres. O problema vira uma bola de neve”, disse.

Prisões: Entre os meses de janeiro e novembro deste ano, a Polícia Civil de Pernambuco indiciou 272 pessoas suspeitas de envolvimento em roubos e furtos contra instituições financeiras no estado. No mesmo período, foram registrados 130 casos na modalidade especial de crimes contra o Patrimônio, que inclui roubo ou furto a agências bancárias, caixas eletrônicos e carros fortes. (Via: G1 PE)

Polícia Civil reage a assalto e mata criminoso em Araripina, no Sertão de PE


Um Policial Civil matou um criminoso após reagir a uma tentativa de assalto, nesta terça-feira (20), em Araripina, no Sertão de Pernambuco, informou a Polícia Civil (PC). Outros bandidos que participaram da ação criminosa, entre eles um menor de idade, foram presos horas depois.

Segundo informações do G1, o caso ocorreu na região central da cidade, por volta das 20h. Os três homens tentaram assaltar uma padaria, mas um policial civil do Maranhão estava no local e reagiu. Houve troca de tiros e um dos bandidos foi atingido por um disparo e morreu na hora. O policial não ficou ferido.
Os outros dois criminosos, de 32 e 16 anos, conseguiram fugir, mas foram presos na madrugada desta quarta-feira (21), em Trindade, também no Sertão do Estado.

Ainda segundo a PC, os três bandidos já tinham passagem pela polícia e vieram de foram somente para praticar assaltos na região. O policial envolvido se apresentou na delegacia local, foi ouvido e em seguida liberado. Já o corpo do marginal foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina.

Violência em PE: “É muito grave”, diz governador



As constantes investidas contra bancos e a presença das Forças Armadas nas ruas do Grande Recife fazem parte do cenário que tem deixado a população de Pernambuco apreensiva. Nesta terça-feira (20), o governador Paulo Câmara admitiu a complexidade da situação. “É muito grave isso que acontece em Pernambuco, eu reconheço isso”, declarou, referindo-se à crescente atuação criminosa no estado e à presença dos militares nas ruas da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Durante a entrevista, concedida na inauguração do Centro de Triagem Tangara (Cetas), da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), o governador ressaltou a necessidade da presença do Exército nas ruas, apesar de não ser a situação ideal. “A presença das Forças Armadas não é uma situação que a gente gostaria de ter, o ideal é que a polícia pudesse fazer toda a segurança do nosso estado. Infelizmente estamos com alguns impasses”, disse.

Com militares nas ruas do Grande Recife desde o dia 9 de dezembro, a operação Leão do Norte foi prorrogada até o dia 3 de janeiro, após decisão do Governo Federal. Em dez dias, o Exército realizou mais de 2,8 mil autuações em todo o estado.

Apesar do quadro de violência em Pernambuco, Câmara mencionou que a situação é semelhante em outros estados do Nordeste e do país. “Isso [o aumento da violência] está acontecendo em todos os estados, são quadrilhas profissionais, muitas atuam em vários estados brasileiros. Por isso a gente está conversando com os estados vizinhos, principalmente para a fazermos ações de inteligência conjunta”, pontuou.

O governador de Pernambuco ainda criticou a falta de controle da entrada de armas e drogas no país, relacionando a segurança das fronteiras com o aumento da violência nos estados. "Infelizmente, no Brasil, as armas entram com a maior facilidade do mundo. Não tem controle, as fronteiras são abertas, então isso tudo é motivo de preocupação. Se tivéssemos um rigor maior na venda de explosivos, um controle maior das nossas fronteiras em relação a armas e a drogas, a situação da segurança do nosso país e do nosso estado seria outra".

Negociações: Além das ações em parceria com outros estados, Câmara também explicou que o estado tem trabalhado para resolver pendências com a Polícia Militar, que se encontra em operação padrão devido a impasses em negociações salariais. “A disposição do governo é negociar, mas é preciso sentar na mesa com os comandos. Nós temos uma organização policial que tem hierarquia e isso precisa ser respeitado. As associações não podem conversar com o governo da forma que elas querem, é preciso conversar respeitando as hierarquias”, disse. Ainda segundo Câmara, os comandos têm carta branca para levar propostas de negociação ao governo. (Via: G1 PE)

Brasil: Após condenação, 'viúva da Mega-Sena' tem prisão preventiva revogada



A ex-cabeleireira Adriana Ferreira Almeida teve a prisão preventiva revogada nesta terça-feira (20) pela 2ª Vara de Rio Bonito (RJ). Ela foi condenada a 20 anos de prisão por mandar matar o marido Renné Senna, 54, ganhador da Mega-Sena. 

O juiz Pedro Amorim Gotlib Pilderwasser, o mesmo que proferiu a sentença de Adriana na última quinta (15), atendeu ao pedido do advogado de defesa para que ela possa recorrer da condenação em liberdade. 

Segundo o juiz, a prisão preventiva tinha sido decretada porque ela não foi localizada em mais de um endereço durante as tentativas de intimação para o julgamento. 

A defesa apresentou novos documentos que indicariam que ela tem endereço certo e que não há risco de fuga. "Não se verificou, naquele momento ou agora, qualquer outro fundamento que permitisse a decretação da prisão preventiva da ré", falou o juiz. 

Com a decisão, Adriana deverá usar tornozeleiras eletrônicas e não poderá ter contato com as testemunhas e familiares da vítima. Ela também não poderá deixar a cidade que mora sem prévia autorização judicial e deverá se recolher à noite. 

MORTE 
Senna foi morto em janeiro 2007, dois anos após ganhar o prêmio de R$ 52 milhões na Mega-Sena. A viúva teria se aliado a uma amiga e a quatro ex-seguranças do milionário para cometer o crime. 

Deficiente físico --Senna teve as duas pernas amputadas por causa da diabetes-- o ex-lavrador foi morto com quatro tiros na cabeça em um bar em Rio Bonito. Adriana era apontada como a mandante do assassinato. 

O ex-PM Anderson Sousa e o funcionário público Ednei Gonçalves Pereira, acusados de serem os autores dos disparos, foram condenados, em julho de 2009. Eles cumprem pena de 18 anos de prisão pelo crime. A outra ré no processo, amiga de Adriana, foi absolvida. (Via: Folhapress)

Rotina: Criminosos atacam mais duas agências bancárias em PE nesta quarta



Bandidos atacaram uma agência bancária na madrugada desta quarta-feira (21), em Belém de Maria, na Zona da Mata, a 47 km de Caruaru. Cerca de 15 homens fortemente armados participaram da ação criminosa contra o Banco do Brasil.

A quadrilha explodiu caixas eletrônicos, trocou tiros com a polícia e houve perseguição. O bando também jogou grampos nas rodovias.

Em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, criminosos atacaram uma agência do Bradesco. Segundo a polícia, seis homens armados e encapuzados chegaram ao local atirando por volta das 3h. Eles colocaram explosivos nos caixas eletrônicos e destruíram a agência bancária.

De acordo com balanço da polícia, entre janeiro e novembro deste ano, foram registrados 130 casos em Pernambuco.