CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
O PIONEIRO CADA VEZ MAIS SE ENOVANDO PARA MELHOR SERVIR.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

“Achocolatado sabor whisky” é apreendido na cadeia de Serra Talhada

Quando a gente pensa que já viu de tudo na cadeia de Serra Talhada, Sertão do Pajeú, os detentos conseguem se superar e trazem mais uma perspicaz ideia, na tentativa de burlar a segurança naquele estabelecimento prisional. Desta vez os detentos resolveram tomar whisky e para a bebida adentrar nas celas, eles planejaram encher várias caixinhas de achocolatados (todynho), com a bebida alcoólica.


O fato aconteceu nesta sexta-feira (30), por volta das 17h40, no horário em que os familiares entregam as refeições para os detentos. Uma pessoa não identificada entregou uma sacola com lanches e os policiais de serviço, atentos e desconfiados, sentiram um cheiro diferente na sacola que continha os achocolatados, quando foram verificar, perceberam que ao invés da bebida láctea, as caixinhas continham whisky.
Ninguém foi preso durante a ocorrência. O material foi apreendido e entregue na Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada, para as providências cabíveis.

Candidato a prefeito de Orocó, no Sertão de PE sofre atentado; carro foi atingido por tiros

atentado_oroco
O candidato a prefeito de Orocó, no Sertão de Pernambuco, Romero de Albuquerque Cavalcanti Filho, de 45 anos, foi alvo de um ataque a tiros na noite desta quinta-feira (29), informou a Polícia Civil. O candidato concorre a vaga pelo PEN. Ninguém ficou ferido.
Segundo informações da polícia, o crime foi praticado por dois homens em uma moto. Eles efetuaram disparos contra o carro em que estava o político, na Agrovila 7, do projeto Brígida, Zona Rural de Orocó. Em depoimento, o candidato disse que não conseguiu reconhecer nenhum dos suspeitos, pois estavam de capacete.
Candidato a prefeito de Orocó foi vítima de um atentado (Foto: Divulgação /Arquivo pessoal)
“Eu estava no projeto Brígida, na Agrovila 10, saindo para a Agrovila 7. Durante o trajeto, quando estávamos na estrada, dois homens em uma moto passaram por a gente e quando voltaram já foi atirando. Quando eu vi a pessoa com a arma na mão, procurei me defender e sair de perto. De lá fomos direto para a delegacia”, contou Romero Filho.
Além do candidato, uma outra pessoa que faz parte da equipe de campanha também estava no carro. O caso é investigado pela Delegacia de Polícia Civil local.
atentado
Do G1 Petrolina

Pernambuco não vai proibir consumo e venda de bebida alcóolica nas eleições



Pela segunda vez nas eleições, Pernambuco não vai proibir a venda e o consumo de bebida alcoólica no dia da votação no pleito municipal, no próximo domingo (02). A decisão, anunciada nesta quinta-feira (29) em entrevista coletiva sobre o esquema de segurança planejado para as eleições, foi tomada para que as forças policiais sejam direcionadas a outros serviços.

“Muito efetivo era empenhado para coibir o consumo da bebida e prejudicava até o policiamento das eleições”, argumentou o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho. A decisão já foi tomada nas eleições de 2014 em Pernambuco. Segundo o Carvalho, a liberação foi acordada entre a Secretaria de Defesa Social, o Tribunal Regional Eleitoral e a Procuradoria Regional Eleitoral. “Isso não impede que um juiz eleitoral entenda que é necessário decretar a Lei Seca na cidade, e, se isso ocorrer, nós iremos cumprir a determinação”.

Este ano, o efetivo das polícias estaduais para as eleições é 11% menor que o empregado em 2014, ano do último pleito. De acordo com o secretário, a mudança na logística de distribuição das urnas foi o principal fator para a redução. Entre as atribuições da Polícia Militar (PM) está a segurança das urnas. Alessandro Carvalho explicou que antes os equipamentos eram instalados nos locais de votação no dia anterior, o que demandava um grande efetivo.

“Por exemplo: você tem um centro regional com 200 urnas. Eu só preciso de dois policiais militares para tomar conta delas. Se essas urnas forem para 100 locais distintos de votação com uma antecedência que não é necessária, eu precisaria de 200 policiais militares para tomar conta disso. Então foi um ajuste feito em comum acordo com o Tribunal Regional Eleitoral para otimizar”, detalhou o secretário.

Agora, apenas os locais mais distantes recebem a urna um dia antes. A distribuição aos pontos mais próximos dos subcentros, onde os aparelhos são armazenados no interior do estado, será feita no domingo de votação. “Menos policiais empregados nas eleições são mais policiais nas ruas para tomar conta da segurança como um todo”, destacou Carvalho. Ao todo, existem 3.302 locais de votação no estado.

Também foi planejada uma distribuição de efetivo com base no histórico de ocorrências nos dois últimos pleitos, de 2014 e 2012. Municípios com menos risco de conflitos terão um menor efetivo empregado.

Ao todo, 12.111 policiais militares participam do esquema de segurança das eleições – segundo a Secretaria de Defesa Social, cerca de 80% da tropa. Parte do efetivo já começou a trabalhar hoje. Trezentos PMs viajaram para o sertão a fim de tomar conta das urnas que saíram da capital e estão guardadas nos subcentros no interior do estado. Nesta sexta-feira (30) mais 700 militares seguem para o Agreste e Zona da Mata.

A Polícia Civil atuará com 945 profissionais, dos quais 171 são delegados, 136 escrivães e o restante são agentes. Um total de 124 delegacias, sendo 102 no interior e 22 na região metropolitana do Recife, funcionarão em regime de plantão.

A Polícia Federal (PF) também vai atuar no pleito. A corporação é responsável por investigar todos os casos de crime eleitoral quando a Justiça Eleitoral determinar. “Estamos com várias equipes já fazendo levantamentos, sempre a pedido do juiz eleitoral e do Ministério Público Eleitoral, e agora, mais próximo da eleição, nós temos equipes que estão sendo deslocadas para pontos do interior que vão ficar à disposição da Justiça Eleitoral”, anunciou o superintendente da PF em Pernambuco, Marcello Diniz Cordeiro.

Este ano, não haverá emprego de tropas federais em municípios pernambucanos. “O presidente do tribunal recebeu alguns pedidos de tropas federais, mas juntamente com o coronel Gondim [assessor de segurança do TRE], foi analisado que no momento não seria necessário o envio de tropas federais, porque a Polícia Militar tem condições de dar garantias ao pleito, segundo nosso presidente”, explicou o assessor da presidência do TRE, Henrique Melo.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PE) vai empregar 215 juízes eleitorais para o período de votação – 64 deles extras, em locais onde não há juiz determinado, como distritos de grandes cidades do interior. O assessor Henrique Melo ressaltou que uma estratégica comum de candidatos, o despejo de grande quantidade de santinhos e outros materiais de campanha em locais de votação na madrugada ou no dia da votação, virou crime eleitoral com a Lei 13.165/2015.

“Se forem apanhados em flagrante delito serão encaminhados ao juiz eleitoral para que ele tome as devidas providências”, avisou o servidor do TRE. Segundo Henrique Melo, o candidato também pode ser penalizado se tiver sido ele quem mandou espalhar o material. "Ele pode ser acusado de abuso de poder econômico e pode sofrer uma ação que vai impugnar o mandato dele”.

Grave acidente envolvendo candidato a vereador cancela comício em Jatobá, no Sertão de PE



Um acidente deixou três pessoas feridas na noite desta quinta-feira dia (29), na Avenida Eletrobrás Norte, próximo a antiga “guarita”, em Itaparica. O candidato a vereador, identificado por “Nilson do Galo” dirigia seu Fiat Uno quando perdeu o controle do carro e bateu em uma árvore.

De acordo com informações colhidas pelo blog Jatobá Notícias, uma mulher que estava fazendo caminhada, disse que um carro passou por ela em alta velocidade, quando ouviu um estouro, que pode ser de um dos pneus. Segundos depois, o veículo se chocou contra a árvore. Além de “Nilson do Galo”, que não se feriu gravemente, mais duas pessoas estavam no carro. Henrique Gomes, sofreu alguns cortes na boca e no braço. Segundo informações, a terceira pessoa que estava no carro, está em em estado grave.

A coligação “Jatobá Somos Nós” cancelou o comício que seria realizado em Jatobá. Várias pessoas se reuniram em frente ao Hospital Itaparica atrás de informações e, após mais de uma hora de espera, decidiram juntar toda militância e fazer uma oração no local aonde aconteceria o último evento da campanha.
FONTE: O Povo com a Notícia