CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
O PIONEIRO CADA VEZ MAIS SE ENOVANDO PARA MELHOR SERVIR.

sábado, 13 de julho de 2019

Salgueiro – Homem é assassinado dentro de casa no bairro Santa Margarida


Na noite deste sábado  (13), por volta das 20h30min; foi registrado mais um homicídio na cidade de Salgueiro-PE, vitimando uma pessoa conhecida inicialmente por “Chico dos Bodes“.
De acordo com as primeiras informações, dois indivíduos armados, invadiram a residência da vítima, localizada na Pimenta-5,  casa nº 329, bairro Santa Margarida em Salgueiro, surpreendendo o “Chico dos Bodes“, que aparentemente já se encontrava dormindo, efetuando vários disparos de arma de fogo contra o vitimado, que faleceu no local. Após o assassinato, os suspeitos teriam fugido em uma moto de características não anotadas.
O policiamento isolou a cena do crime, ficando no aguardo de peritos do I.C., para a liberação do corpo

Homem é morto a facadas pelo tio em São José do Belmonte, no Sertão de PE



Na noite de ontem dia (12), um homem de 29 anos mais conhecido como "Leozinho", foi morto a facadas pelo próprio tio em São José do Belmonte, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu na Vila Fortuna.

Ainda segundo informações da PM, a vítima havia esfaqueado o suspeito há algum tempo e essa teria sido a motivação do assassinato. O criminoso fugiu em uma motocicleta e ainda não foi encontrado.

Dono de Lava Jato é assassinado a tiros em Arcoverde, no Sertão de PE



Neste sábado dia (13), a Polícia Militar divulgou detalhes do homicídio de José Eudes da Silva, de 30 anos, lavador de carros, ocorrido na manhã de ontem dia (12), na Rua 16 de Setembro, no Bairro São Cristovão, no município de Arcoverde, no Sertão pernambucano.

Segundo informações da esposa da vítima, o crime foi praticado por um funcionário da vítima, Roberto Valério, que é ex-presidiário, e segundo ela, teria sido por conta de uma discussão ocorrido na última quinta-feira dia (11), por conta de um documento de um veículo que a vítima tinha vendido, e o acusado havia escondido.

De acordo com informações da PM, com raiva, a vítima cortou os pneus da bicicleta do acusado. Na sexta-feira, o acusado não apareceu no local de trabalho. Quando a vítima estava no estabelecimento, foi surpreendido pelo acusado com disparos de arma de fogo.

José Eudes foi alvejado pelos disparos na região do peito, vindo a óbito no local. Após o crime, Roberto fugiu pulando o muro da vizinhança, em seguida tomou destino ignorado. A Polícia Civil investiga o caso.

FONTE: O Povo com a Notícia

Bolsonaro extrai dente e ficará sem falar 3 dias


Após extrair um dente na tarde desta sexta-feira, o presidente Jair Bolsonarocancelou a viagem para Florianópolis, na próxima segunda-feira, onde entregaria ônibus escolares. A recomendação médica é que o presidente faça repouso e evite falar pelos próximos três dias. 
A viagem a Florianópolis havia sido confirmada pelo governo, mas foi cancelada nesta sexta-feira. Por precaução, Bolsonaro voltará ao trabalho na segunda, mas despachará do Planalto.
O procedimento odontológico já estava previsto há alguns dias, tanto que, na agenda do presidente divulgada na noite de quinta-feira, não havia compromissos marcados para a tarde desta sexta-feira.
Pela manhã, o presidente recebeu o deputado estadual Rodrigo Moraes (DEM-SP) e o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdemiro Santiago. Durante o encontro, ele fez uma transmissão ao vivo pela internet. Na live, disse que pretende enviar “logo” ao Congresso um projeto de lei para que seja implantado o voto impresso nas eleições.
Antes de fazer a extração, Bolsonaro almoçou com seus auxiliares no refeitório do Palácio do Planalto, onde comem diariamente servidores federais. O presidente foi parado por funcionários para fazer fotos.
Depois do procedimento odontológico, ao chegar ao Alvorada, o presidente cumprimentou com apoiadores. Em seguida, publicou um vídeo no Facebook informando que voltou mais cedo para a residência oficial “após extrair um dente” e desejou um “bom fim de semana a todos”.
Em Florianópolis, na segunda-feira, Bolsonaro será substituído pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Já na quarta o presidente embarca para a Argentina onde participará da Cúpula do Mercosul, na cidade de Santa Fé.
Ao chegar no Palácio da Alvorada após o procedimento, o presidente cumprimentou com apoiadores. Em seguida, publicou um vídeo no Facebook informando que voltou mais cedo para a residência oficial “após extrair um dente” e desejou um “bom fim de semana a todos”.
Poucas horas depois, no entanto, o presidente postou nas suas redes sociais um vídeo em que aparece em uma festa junina com a filha Laura. Segundo a legenda, é um evento com funcionários do Alvorada e da Granja do Torto.
Via-Oglobo

Garantia de acesso a direitos das comunidades quilombolas também é assunto para assistente social


O Brasil vive um momento de resistência cotidiana, em especial da população negra, que, conforme vem mostrando a Campanha de Gestão do Conjunto CFESS-CRESS 2017-2020 – Assistentes sociais no combate ao racismo –  é a parte mais atingida na luta por atendimento digno na rede pública de saúde e educação; na luta pelo reconhecimento imediato das terras quilombolas; no acesso ao trabalho e no combate ao racismo institucional em todos os níveis; nos ataques à religiosidade de matriz africana no Brasil, dentre outros desafios.
“O que temos visto hoje é, por parte do governo brasileiro, com apoio da bancada ruralista no Congresso Nacional, um movimento de solapar os programas e políticas sociais, com grave desdobramento para os direitos conquistados com muita luta na defesa das comunidades quilombolas”, explica a assistente social e militante do Quilombo de Conceição das Crioulas (Salgueiro/PE), Aparecida Mendes.
A profissional analisa que, com o Decreto 4887/2003 (que regulamenta a demarcação das terras quilombolas), ocorreram algumas conquistas importantes, como a emissão de 250 títulos em favor de 157 territórios quilombolas, beneficiando um total de 16.142 famílias, segundo dados do  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Além disso, acrescenta Aparecida Mendes, vários/as estudantes quilombolas tiveram a oportunidade de concluir o ensino médio e ingressar em instituições de ensino superior, graças às políticas de ações afirmativas.
Atualmente, destaca a assistente social, as demandas das populações quilombolas são inúmeras, como a necessidade de avançar nas políticas voltadas para a implementação de educação específica que considere e respeite a história e fortaleça a luta de cada comunidade quilombola; a garantia de acessibilidade para os territórios; o mapeamento, junto às comunidades, dos potenciais geradores de trabalho e renda, visando à melhoria da qualidade de vida dessas populações; a valorização das culturas locais e da identidade quilombola, além, é claro, do necessário avanço no processo de reconhecimento, identificação e regularização das áreas de quilombos.
No entanto, essa realidade não teve continuidade nem se ampliou. “Infelizmente, o aumento da especulação imobiliária e a força da bancada ruralista no Congresso, acabam expulsando milhares de pessoas do campo, promovendo o desmatamento, para dar lugar ao avanço do agronegócio, das minerações, hidrelétricas, por meio da expulsão de milhares de pessoas do campo para a cidade, onde  também não encontram acolhimento”, observa Aparecida Mendes.
Assistentes sociais no combate ao racismo
Situações como as relatadas pela militante quilombola também estão no cotidiano profissional de assistentes sociais. Trata-se de mais uma possibilidade de combate ao racismo que a Campanha de Gestão CFESS-CRESS 2017-2020 quer fortalecer.
Afinal, como se sabe, o trabalho de assistentes sociais tem relação direta com as demandas da população negra que reside nos morros, nas favelas, no sertão, no campo e na cidade. Assistentes sociais estão nos serviços públicos como os de saúde, educação, habitação e assistência social, que devem ser garantidos para toda a população. O combate ao preconceito é inclusive um compromisso do Código de Ética do/a Assistente Social (clique aqui para conhecer a campanha e enviar seu relato de experiência).
“O/A assistente social, em exercício junto aos quilombos, precisa estar de acordo com o código de ética da profissão e preparado/a para a escuta qualitativa. Nos estudos socioeconômicos, tem que ser considerada a realidade quilombola, a partir da fala das lideranças. Esta não é tarefa fácil, porém necessária para fazer justiça ao povo quilombola, por meio de uma profissão fundamental no acesso e garantia de direitos”, completa Aparecida Mendes.
Fonte: CFESS