CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
O PIONEIRO CADA VEZ MAIS SE ENOVANDO PARA MELHOR SERVIR.

terça-feira, 24 de abril de 2018

Eleitor tem 15 dias para tirar título e regularizar situação para votar



Os eleitores brasileiros têm até o dia 9 de maio para regularizar a situação eleitoral e ficar apto a votar nas eleições deste ano. A data corresponde ao último dia para emitir ou regularizar o título de eleitor, mudar o local de votação e realizar o cadastramento biométrico para votar com o uso da digital.

O prazo limite leva em conta a determinação presente na Lei das Eleições (9.504/1997) de que “nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência será recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição”. O primeiro turno do pleito deste ano está marcado para o dia 7 de outubro.

As pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também têm somente mais 15 dias para solicitar atendimento especial no dia da eleição. Para os travestis e transexuais que desejam incluir o nome social no título de eleitor, a data também representa o prazo limite para fazer a solicitação.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) alerta ainda que os adolescentes que vão completar 16 anos entre maio e outubro e pretendem votar também têm até 9 de maio para solicitar o título de eleitor.

O comparecimento nas eleições é obrigatório para todos os brasileiros com mais de 18 anos. O voto é facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e adolescentes com idade entre 16 e 18 anos.

Recadastramento biométrico: A Justiça Eleitoral afirma que terão seus títulos cancelados os eleitores convocados para o recadastramento biométrico nos cerca de 2.800 municípios do País que ainda não comparecerem ao cartório eleitoral até o dia 9 de maio.

No início do mês, o Secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, afirmou ao Revista Brasil, da EBC, que mais de 81 milhões de eleitores já fizeram o cadastro biométrico e 10 estados já completaram o cadastramento de seus eleitores.

Somente no Estado de São Paulo, o cadastramento biométrico é obrigatório em 85 municípios, onde mais de 528 mil eleitores (16,17%) ainda não regularizaram a situação eleitoral. Os casos mais preocupantes aparecem nas cidades de Guarulhos e Sorocaba, que ainda precisam cadastrar a biometria de, respetivamente, 227.725 (23,9%) e 95.635 (18,9%) eleitores.

O cancelamento do título também é efetuado nos casos dos eleitores que deixarem de votar ou justificar as ausências por três eleições seguidas. Ao ter o título cancelado, o eleitor fica impossibilitado de se inscrever em concursos públicos, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e obter empréstimos em bancos estatais.

Luciano Huck grava quadro na Feira Livre de Serra Talhada


O apresentador Luciano Huck esteve em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú na manhã desta terça-feira (24). Ele e sua equipe visitaram o Pátio da Feira Livre da Capital do Xaxado, para a gravação do programa Caldeirão do Huck.
Por onde circulou, Huck foi muito tietado pelos serra-talhadenses e em mais de um momento saudou as pessoas na feira, onde visitou bancas ao lado de uma sorteada para um de seus quadros.
Em uma das barracas, foi visto em busca de remédios naturais para várias enfermidades, perguntando o que era e para que servia. A divulgação nas redes sociais atraiu muitos curiosos.
Confira abaixo os vídeos que foram gravados, na manhã desta terça-feira:
Tocador de vídeo
00:00
00:24
Tocador de vídeo
00:00
00:40

Apresentador quase foi candidato: em fevereiro, Luciano Huck desistiu de concorrer à Presidência da República nas eleições 2018. “Não serei candidato mas não quero falar mais sobre o assunto agora. Preciso digerir a decisão”, disse o apresentador.
Huck já havia anunciado que não se candidataria em um artigo em novembro no jornal Folha de S.Paulo. No entanto, em aparição no programa Domingão do Faustão, da TV Globo, no início do ano, Huck adotou um tom político, o que ajudou a aumentar as especulações em torno de sua eventual ambição política.
Recentemente, Huck ainda manteve contato com políticos e chegou a ser elogiado publicamente pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Depois do encontro, o tucano afirmou que o apresentador estava “considerando” se lançar na disputa presidencial.
Via Nill Júnior