CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
O PIONEIRO CADA VEZ MAIS SE ENOVANDO PARA MELHOR SERVIR.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Duplo homicídio em Moreno: uma tragédia anunciada

Menino de 11 anos tentou evitar que a irmã de 13 anos fosse estuprada em casa e ambos foram mortos a facadas pelo padrasto
Família desestruturada, padrasto viciado em drogas e traficante, além de um longo histórico de violência doméstica e ameaças à mãe, que queria a separação e não conseguia. Era assim que quatro crianças viviam na pequena casa na Vila Holandesa, bairro pobre da cidade de Moreno, quando um ataque de fúria de Robson José dos Prazeres, de 28 anos, resultou na tragédia que chocou Pernambuco.
Após chegar transtornado em casa por volta das 4h30 desta quinta-feira (3), Robson matou a golpes de faca os enteados Alex Gabriel dos Santos, 11 anos, e Maria Alice do Nascimento dos Santos, 13 anos. O duplo homicídio ganhou contornos ainda mais dramáticos quando a testemunha do crime, uma irmã das vítimas, de apenas 9 anos, que é filha biológica de Robson, conseguiu relatar as cenas de terror após fugir e se abrigar na casa de uma vizinha.
Alex Gabriel, de 11 anos, e Maria Alice, de 13, foram mortos a facadas na casa da família, no bairro de Vila Holandesa, em Moreno. Foto: Cortesia
Alex Gabriel, de 11 anos, e Maria Alice, de 13, foram mortos a facadas na casa da família, no bairro de Vila Holandesa, em Moreno. Foto: Cortesia
As crianças dormiam sozinhas em beliches em um quarto da casa quando Robson chegou de madrugada. A mãe dos garotos, Géssica Maria do Nascimento, de 28 anos, estava trabalhando em Jaboatão dos Guararapes como cuidadora de um tio com necessidades especiais. Assim que chegou, o autuado tentou estuprar Maria Alice, mas o irmão de 11 anos tentou impedir o crime. “Ele disse: ‘não faça isso com minha irmã’. Só que Robson se apoderou de uma faca e deu uma facada na parede e logo depois golpeou o menor”, afirmou o delegado Petrúcio Jucá, da Delegacia de Plantão de Prazeres.
Gravemente ferido nas costas, Alex fugiu do quarto, cambaleou alguns metros e tombou na entrada de casa. Maria Alice ainda tentou acalmar o padrasto e evitar que tragédia fosse ainda maior: “A irmã, ao presenciar aquilo, disse a ele: ‘Não faça isso, que eu faço o que você quiser’. Mas, logo depois, ele a pegou pelos cabelos e a golpeou”, acrescentou o delegado. Atacada no quarto, a garota também conseguiu deixar a casa, mas seu corpo foi encontrado no meio da rua, a 20 metros de distância, o que denota que Robson a alcançou.
Testemunhas das mortes dos próprios irmãos, uma menina de 9 anos e um garoto de 6 anos, filhos biológicos de Robson e Géssica, conseguiram deixar a casa, àquela altura com o piso completamente ensanguentado, e pediram ajuda na casa de vizinhos, que chamaram a polícia. Robson ainda tentou fugir, mas foi preso por uma equipe da Polícia Militar a cerca de 500 metros do local do crime. Visivelmente transtornado e sob efeito de drogas, ele foi agredido por moradores e atendido com um sangramento no rosto. Mal conseguia falar.
Duplo homicídio ocorreu dentro da casa da família, em Moreno. Imagem: reprodução TV Clube
Duplo homicídio ocorreu dentro da casa da família, em Moreno. Imagem: reprodução TV Clube
De acordo com major José Leandro, do 25º Batalhão da PM, Robson integra um grupo criminoso conhecido como Os Alagoanos, que atua no tráfico de drogas e em homicídios naquele trecho da Região Metropolitana do Recife. “Provavelmente, ele (Robson) é o responsável por uma boca de fumo”, situa o major. Ele já foi preso por roubo.
Luto e sonhos perdidos
Abatida e confortada por parentes, Géssica informou que os filhos estavam na casa da avó enquanto ela cuidava do tio, mas eles quiseram voltar para casa. O delegado que investiga o caso afirmou que ainda é cedo para saber se os pais das crianças serão responsabilizados por abandono de incapaz, já que elas estavam sozinhas na hora do duplo homicídio. “A mãe não tem condição de ser ouvida nesse momento. O que a gente tem até agora é que ela estava na casa desse tio cuidando dele pra poder ajudar na situação da renda familiar. Isso ainda está sendo apurado”.
Géssica lembrou, emocionada, que Maria Alice sonhava em ser advogada e Alex queria ser um policial. A mãe disse que já denunciou Robson pelas constantes agressões sofridas em casa, mas diz que ele desrespeitava a medida protetiva concedida através da Lei Maria da Penha. Cansada de apanhar do marido, que não aceitava a separação, ela planejava se mudar com os filhos para São Paulo. A viagem de libertação já estava agendada para maio deste ano. “Ele sabia e acho que não aceitou”. A família não teve condições de custear o funeral dos irmãos e teve que receber ajuda da assistência social do município de Moreno.
Por: Redação OP9

COMPLETA ESTRUTURA PARA INSTALAÇÃO DE PARQUE ECOLÓGICO - POR CARLOS FERRAZ









As propriedades  rurais-urbanas pertencentes ao Convento São Boaventura  e Espólio Manoel Gastão, ambas tiveram superficiais negociações com o Serviço Social do Comércio, visando inteligentemente transforma-las no Parque Ecológico Triunfo,  valorizando a cidade e incentivando novos ambientes de lazer assim como os variados parques existentes na cidade de Garanhuns - PE. Quase toda estrutura-física existe: árvores frondosas e medianas, riachos perenes, paredes de proteção, somente necessitando adaptações tipo definição de trilhas,  confecção de jardins, bancos,  placas, entre outras  simples providências a tomar.

Objetivando garantir a continuidade do sonhado processo de reformulação da bela  cidade  "Oásis do Sertão", no qual defende-se com  firmeza há anos a instalação desse importante espaço de completo relaxamento e imenso entretenimento para os moradores, visitantes e turistas, sugere-se portanto que a Prefeitura Municipal de Triunfo, montada na significativa verba de garantidas pelo FEM ( Fundo Empreendedor Municipal ), e Ministério do Meio -Ambiente tome as providências cabíveis para realizar a desejada obra com custo mínimo. Principalmente depois da instalação do maravilhoso empreendimento da Via Verde Profª Iaiá Medeiros.


Nesse momento ímpar, onde  a filosofia de proteção ambiental e conservação da natureza encontra-se a todo vapor no Brasil e mundo inteiro, aqueles desinteressados pseudo - administradores desse belo recanto pernambucano não poderão mais continuar alegando dificuldades financeiras para evidenciar a implantação do mesmo, que será  capaz de conquistar divisas incalculáveis. Sua instalação, provocará  ações específicas de educação ambiental e turismo ecológico, constituindo  espécie de reserva natural, formada por um conjunto de áreas remanescentes.


Nos desejados terrenos quase no Centro (Bairro da Saudade - Bairro Bela Vista) adquiridos pelos proprietários por volta de 1945, segundo personagens da época, vêm sendo desde algum tempo alvo de incansável esforço para preservação ambiental, o que permite aliar  beleza natural  a rico acervo da natureza, onde ainda destaca-se as já citadas vantagens,, além das variedades da nossa flora e fauna; podendo  serem transformadas por trilhas ecológicas implantadas sob orientação dos professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE,  realizando  inventário da biodiversidade e atestarem a importância do acervo ambiental.  


Futuramente poderão receber estabelecimentos de ensino municipais ou regionais, promovendo visitas dos respectivos  alunos à  reserva ambiental, bastando para tanto realizar com antecedência a inscrição do dia e turno da visita  ocorrendo em dias úteis, pela manhã: de 9:00 h às 11:00 h e pela tarde: de 14:00 h às 16:00 h, tempo suficiente para recepção dos educandos, apresentação dos objetivos e essencial visitação, acompanhados por guias treinados que prestem completa informação. Todos setores devidamente planejados e vistoriados regularmente para garantir as melhores e mais seguras condições de caminhada sob pagamento da simbólica taxa de manutenção.




Por: Carlos Ferraz

        TRIUNFO - PE