CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
O PIONEIRO CADA VEZ MAIS SE ENOVANDO PARA MELHOR SERVIR.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Bacia do Rio São Francisco começa a receber volume das chuvas da região Sudeste e Centro-Oeste da Bahia



Previsão do Tempo: De acordo com as previsões do Laboratório de Meteorologia da UNIVASF até o próximo domingo (20) as possibilidades de ocorrências de chuvas na região de Juazeiro, no Sertão da Bahia, e Petrolina, no Sertão de Pernambuco, são pequenas e o céu deverá variar de nublado a parcialmente nublado. Entretanto, entre os dias 18 e 20, as possibilidades de chuva aumentam.

A informação foi dada pelo Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) nesta semana através da observação dos mapas que mostram a distribuição de chuvas no Brasil produzidos pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia.  

De acordo com o Laboratório, na região Sudeste e região Centro-Oeste da Bahia ocorreram índices razoáveis de chuvas  e boa parte dessas chuvas caíram consequentemente na bacia do Rio São Francisco. Diante disso, parte das águas dessas chuvas já está se deslocando dos riachos para os rios que compõem bacia e destes para o Rio São Francisco. Em breve o volume de água estará chegando a barragem de Sobradinho.

Segundo nota do Laboratório, as chuvas estão acontecendo como é esperado para esta época do ano, e “as chuvas na bacia do Rio São Francisco estão ocorrendo conforme o calendário normal de sua ocorrência. Em resumo, a tendência é que as chuvas irão continuar ocorrendo dentro da normalidade e o período chuvoso na bacia do Rio São Francisco que normalmente se estende até março/abril contribua para aumentar o volume de água armazenado na barragem sobradinho”.

Tragédia: Pai é assassinado ao tentar proteger filha de ex-companheiro na zona rural de Orocó



Na manhã desta sexta-feira dia (18), aconteceu um homicídio e uma tentativa de homicídio na zona rural de Orocó, no Sertão pernambucano, onde a vítima fatal identificada como Antônio Quirino do Nascimento, de 67 anos, morador da Agrovila 4 do Projeto de Irrigação Brígida, foi assassinado pelo seu ex-genro Enoque Ferreira da Silvaa golpes de faca peixeira, e sua filha Dantina Alves da Silva, de 39 anos, também ficou ferida pelo agressor.

Segundo informações do nosso parceiro do Blog Didi Galvão, Enoque não aceitava o fim do relacionamento com Dantina, e por conta disso já teria tentado contra a vida da sua ex-companheira no último domingo. 

Ainda segundo as informações de vizinhos, Dantina teria ido à casa de Enoque na manhã de hoje para pegar alguns pertences, com receio de que Enoque tentasse novamente contra sua vida,  o pai dela, seu Antônio resolveu acompanhar a filha com a intenção de protegê-la  de possíveis novas agressões. Ao chegarem ao local, houve uma nova briga entre o casal momento em que o agressor atentou contra a vida de Dantina e seu pai ao tentar protegê-lá foi atingido por vários golpes de faca vindo a óbito no local. 

Dantina foi socorrida para o hospital de Orocó, mais devido seu estado de saúde ela foi transferida imediatamente para o hospital de Cabrobó, após ser atendida pela equipe médica, a vítima foi transferida para o hospital de traumas da cidade de Petrolina. A Polícia Civil investiga o caso.

Jovem de 20 anos é vítima de tentativa de homicídio em bar de Varzinha, em Serra Talhada


Nesta sexta-feira (18), um jovem de 20 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio em um bar no distrito de Varzinha, na zona rural de Serra Talhada. De acordo com o Hospital Professor Agamenom Magalhães (Hospam), a vítima que se chama Alan Ferreira Cavalcante, chegou por volta de 1h da manhã e estava com perfurações, possivelmente provocadas por uma arma branca.
A polícia civil esteve na unidade médica e conversou com Alan para apurar o ocorrido. A vítima informou que estava no ‘Bar da Geane’, na região de Varzinha, quando o suspeito, identificado apenas como “Gena” lhe deferiu golpes de faca, sem motivo aparente. Na delegacia o caso foi registrado como lesão corporal.O hospital explicou que Alan Ferreira passou por uma laparotomia e encontra-se em observação com estado estável e previsão de alta.
A última tentativa de homicídio da cidade ocorreu no Sítio Bom Jardim, zona rural de Serra Talhada, com um homem de 45 anos que sofreu um atentado na noite do dia 11 de outubro e por pouco não veio a óbito (relembre). A Polícia Militar foi acionada logo que a vítima deu entrada no Hospital Regional Agamenon Magalhães, por volta das 21h40. Ele recebeu um tiro na altura do ombro, e não corre risco de morte.

Serra Talhada tem programação especial para o Dia da Consciência Negra


dia-nacional



Em comemoração ao dia nacional da Consciência Negra, no próximo  domingo (20), a prefeitura de Serra Talhada preparou uma programação que terá início nesta sexta (17) com palestras, exposições de fotografias, roda de diálogos, exposição de livros, curso de beleza e atrações culturais.
Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de Novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de Novembro de 1695.
No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.
Confira a programação completa:
Comemoração Consciência Negra.
Às 16h
Dia 18 de Novembro
Mesa de Abertura – Feminismos: lutas e conquistas
Convidadas: Paula Santana.
Mediadora: Kecya Freire (Fuáh)
Local: SEMU
Às 18h
Roda de diálogo – Fazendo Fuáh
Convidadas: Tailane (Petrolândia), Jéssica Caetano (Triunfo), Uilma Queiroz (Afogados)
Mediadora: Manu Silva (Fuáh)
Local: SEMU
Às 20h
Exposição fotográfica – Alvaro Severo e Alejandro
Feira de artesanato – Grupo de Artesãs
Exposição de Livros – Paulo César Gomes.
Exposição Ayô – Dani Santos.
Exposições de Lojistas – Produtos para cabelos afro
Local: Praça Agamenon Magalhães – Concha Acústica.

Apresentação de Culminância dos Projetos Afros.
Tema: A contribuição do negro na economia pernambucana: dos grilhões ao ouro branco.
Local: Colégio Municipal Cônego Torres.
Às 22h
Atrações
Roda de capoeira – Mestre Nego
As Belas da Vila Bela
Cristaleira e Radiola Serra Alta
Som das antigas – com Cristiano Montalvão
Local: Praça Agamenon Magalhães – Concha Acústica.

Dia 19 de Novembro
16h
Roda de diálogo – Mulheres negra e o mercado de trabalho em Serra Talhada
Convidadas: Audejane Kelly, Débora Fernandes, Jéssica Moraes, Dani Santos e Manu Silva
Mediadora: Dani Cardoso (Fuáh)
Local: SEMU

Às 20h
Concurso de Miss e Mister Beleza Negra e Desfile das mini Fuáhs.
Exposição fotográfica – Alvaro Severo e Alejandro
Feira de artesanato – Grupo de Artesãs
Exposição de Livros – Paulo César Gomes e Adelmo Santos
Exposição Ayô – Dani Santos
Exposições de Lojistas – Produtos para cabelos afro
Local: Praça Agamenon Magalhães – Concha Acústica.
Às 22h
Atrações Culturais.
Maracatu Nação Império.
Apresentações – Alunos do Colégio Cônego Torres.
DJ Jean Magalhães e DJ Róbson Marques
Local: Praça Agamenon Magalhães – Concha Acústica.
20 de Novembro
Às 20h
Exposição fotográfica – Alvaro Severo e Alejandro
Feira de artesanato – Grupo de Artesãs
Exposição de Livros – Paulo César Gomes e Adelmo Santos
Exposição Ayô – Dani Santos
Exposições de Lojistas – Produtos para cabelos afro
Local: Praça Agamenon Magalhães – Concha Acústica.
Às 20h – Cortejo Afro.
Participação Especial:
Grupo Zumbi de Danças Afro e percussão. (Mirandiba)
Grupo Raízes  de Afoxé e Maracatu. (Floresta)
Às 20:30h – Celebração
Apresentações:
21:00h – Grupo Zumbi de Danças Afro e percussão. (Mirandiba)
22:00h – Maracatu Afrobatuque e Afoxé Filhos de N´zambi (Floresta)
23:00h – Encerramento.

MPPE consegue condenação de acusado de homicídio ocorrido há 28 anos em Serra Talhada


Resultado de imagem para homem algemado



Um crime bárbaro que chocou a população do município de Serra Talhada (Sertão do Pajeú), em fevereiro de 1988, finalmente teve um desfecho. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) conseguiu a condenação do agricultor Paulo Roberto Pereira da Silva pela morte de sua noiva, Maria Auxiliadora de Menezes Gomes, de apenas 16 anos de idade. Paulo Roberto, apesar de estar foragido da Justiça, foi condenado a 17 anos de reclusão, pelo crime de homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa da vítima).
De acordo com o promotor de Justiça Vandeci de Souza Leite, na época em que ocorreu o crime, o réu chegou a passar sete meses preso. Ao conseguir a liberdade por força de um habeas corpus, fugiu da localidade, continuando foragido até hoje. “Apesar do lapso de tempo entre o homicídio e a condenação, o crime não prescreveu porque houve várias causas de interrupção do processo. O réu foi intimado por meio de edital e o juiz nomeou a Defensoria Pública para a defesa dele, por isso, o julgamento pode prosseguir mesmo sem a presença do acusado”, explica.
Para o promotor de Justiça, essa condenação dá uma resposta à sociedade, já que o crime chocou a localidade, pois a vítima, de apenas 16 anos, foi morta por terminar o noivado com Paulo Roberto Pereira. “Esse crime mostra como o homem se sentia em relação à mulher. Já a condenação ilustra que houve uma mudança na mentalidade das pessoas e que a violência contra a mulher não vai ser tolerada”, disse, acrescentando que foi preciso estudar o caso de forma profunda, devido ao tempo transcorrido entre o crime e o julgamento.
O crime – Em 8 de fevereiro de 1988, na Fazenda Riacho do Bode, na zona rural de Serra Talhada, Paulo Roberto Pereira da Silva, aos 25 anos de idade, munido de uma espingarda calibre 28, deflagrou um tiro contra sua noiva, Maria Auxiliadora de Menezes Gomes, causando-lhe a morte. O motivo do crime se deu porque Maria Auxiliadora, de 16 anos, acabou o noivado com Paulo Roberto.
Por ocasião do inquérito policial, o réu declarou que antes de Maria Auxiliadora, namorava uma outra moça, e que terminou esse relacionamento porque a moça era negra e ele também, vindo a namorar Maria Auxiliadora logo depois. Ocorre que, quando Maria Auxiliadora resolver terminar o noivado, o réu ouviu um comentário que ele tinha terminado o namoro com uma para ficar com a outra, e esta terminou com ele também, sendo ele “um nego besta”.
Ao ouvir esse comentário, o acusado se dirigiu a sua casa, apanhou a espingarda e com raiva atirou contra a vítima, sem que Maria Auxiliadora pudesse esboçar qualquer reação de defesa. Finda essa ação, voltou para casa afim de esconder a arma do crime.

Com leve queda em outubro, cesta básica do Nordeste é a segunda mais barata entre regiões


Imagem relacionada



A cesta básica nordestina apresentou leve queda em outubro (-0,3%) e fechou o mês como a segunda mais barata entre as regiões do Brasil. A informação é do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão de pesquisas do Banco do Nordeste. A variação negativa de outubro contrapõe o aumento de 0,8% verificado em setembro, que toma como referência o mês de agosto.
De acordo com o estudo do Etene, a variação acumulada em 2016 é de 21,3%, acima dos 11,3% no igual período de 2015. Considerando os últimos 12 meses, a taxa de variação da cesta básica nordestina está em 21,0%, pouco acima dos 19,5% relativos aos 12 meses imediatamente anteriores.
A cesta básica do Nordeste encerrou outubro custando R$ 388,39. Na variação em 12 meses, ela ficou no mesmo patamar que a variação da cesta nacional, 21,0% para 20,7%. Fortaleza é capital onde a inflação se mostrou mais forte, com a cesta alcançando o valor de R$ 415,41, seguida por Maceió (R$ 403,12), Teresina (R$ 395,21) e São Luís (R$ 386,41). A cesta básica na capital cearense é 7% mais cara que a cesta regional e com preço 13,2% maior que a cesta de menor valor, de R$ 366,90 (Natal).
Apenas três, das nove capitais nordestinas, apresentaram aumento no valor da cesta básica em outubro: Aracaju (1,6%), Maceió (2,1%) e São Luís (0,9%). Em Teresina e Salvador, observaram-se redução de -1,8% e -1,7%, respectivamente, em comparação a setembro.
A redução na cesta básica nordestina em outubro deve-se, principalmente, às variações negativas de -4,4% no preço da banana (peso de 9,7% na cesta mensal); de -4,7% no preço do feijão (peso de 12,6%) e -1,6% no preço do leite (peso de 6,8%). Os aumentos mais relevantes ocorreram na carne (1,6%), açúcar (3,9%) e arroz (2,4%).
Feijão
Grande vilão no primeiro semestre de 2016, o feijão, que tem participação de 12,6% na cesta básica, teve redução média de 4,6%. À exceção de Maceió, em que seu preço aumentou 0,4%, o preço caiu em todas as outras capitais. As maiores reduções aconteceram em Aracaju (-8,3%), Recife (-8,0%) e Teresina (-6,8%).
Na avaliação dos últimos 12 meses, o feijão representa 9,9% da cesta média regional. O alimento teve o preço elevado em 78,6%, apesar da tendência de queda no preço observada nos últimos dois meses. Em todas as capitais nordestinas pesquisadas, a variação superou 50,0%. Os maiores aumentos foram em Aracaju (96,1%), Fortaleza (85,1%) e Natal (81,5%).
A cesta básica regional é resultado de pesquisa do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) com base em dados divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Fonte: Assessoria