CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
O PIONEIRO CADA VEZ MAIS SE ENOVANDO PARA MELHOR SERVIR.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Sertão vai ter chuva nos próximos dias, diz o Climatempo


Imagem relacionada



A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), volta a se aproximar da costa norte do Brasil nos próximos dias e vai favorecer novamente a entrada de umidade sobre as áreas litorâneas e também o interior do Nordeste. As condições para pancadas de chuva aumentam por quase toda a Região.
A semana começou mais seca por toda a parte leste do Nordeste, mas com proximidade de novo da ZCIT, a previsão indica o retorno da chuva frequente, especialmente no litoral entre Maranhão, o Piauí, o Ceará, o Rio Grande do Norte, a Paraíba e Pernambuco.
Sertão volta a ter chuva
Nas áreas de Sertão do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, do Ceará, o aumento da umidade juntamente com o calor, favorece a ocorrência de pancadas de chuva. Essa tendência será observada pelo menos até o início da semana que vem, último dia do mês. A estimativa é de volumes de chuva entre 50 a70 mm em algumas localidades.
No interior do Maranhão e do Piauí, as pancadas de chuva continuam e há risco de chuva forte. Nessas áreas, o volume acumulado em cinco dias pode chegar a 100 mm.
Bahia com pouca chuva 
Já o interior da Bahia continua com o tempo mais seco e pouca chance de chuva. Só no litoral baiano podem ocorrer chuvas rápidas. Atualmente, são 54 municípios na estado em situação de emergência por causa da seca e estiagem prolongada, segundo últimos dados divulgados pelo Ministério da Integração Nacional.
Confira a chuva estimada para toda a Região Nordeste até o final de janeiro:

Pesquisadores preveem agravamento da seca no Nordeste



A seca na Região Nordeste, que já dura cinco anos, deve se agravar ainda mais no período de fevereiro a abril, de acordo com a Previsão Climática Sazonal.

O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

As previsões indicam que neste ano haverá menos chuvas na região, causando preocupação com o quadro hídrico.

Segundo o documento, a tendência é que os reservatórios do Nordeste não tenham recuperação significativa durante a estação chuvosa, uma vez que as precipitações devem ficar abaixo da média histórica.

Os pesquisadores alertam para o “acentuado risco” de esgotamento da água armazenada em represas e açudes, entre novembro deste ano e janeiro de 2018, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco.

Pelo aumento do potencial de queimadas a partir de fevereiro, a estiagem na região do extremo norte da Região Norte também gera preocupação, especialmente nas áreas leste e nordeste de Roraima.

Isso deve ocorrer em função das temperaturas mais altas. A seca eleva o risco de focos de incêndio, que podem se alastrar por grandes áreas de floresta.

“Se a cobertura vegetal diminui, o solo fica mais exposto e gera um aumento maior na temperatura. É um círculo vicioso”, diz o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo. (Via: Agência Brasil)

“Timing para prender Lula pode surgir em 30 ou 60 dias”, diz delegado-chefe da operação

Prestes a concluir dois inquéritos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o delegado da PF (Polícia Federal) que coordena as investigações da Operação Lava Jato, Igor Romário de Paula, afirma que o “timing” para prender o petista pode aparecer em “30 ou 60 dias”. “Não acho que a gente perdeu o timing. Esse timing pode ser daqui a 30 dias, daqui a 60 dias”, disse. A declaração ao UOL contradiz o delegado Maurício Moscardi Grillo, que, em entrevista à revista “Veja”, disse que a PF havia “perdido o timing” para prender o ex-presidente.
Igor Romário disse também acreditar que a morte do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki foi um acidente e não resultado de um atentado ou sabotagem. Ele criticou ainda a ausência da PF durante a negociação dos acordos de delação premiada dos 77 executivos da Odebrecht. “É bem provável que haja a necessidade de um recall no caso da Odebrecht.”
Procurados pela reportagem, os advogados do ex-presidente não quiseram se manifestar sobre as declarações de Igor Romário.
Leia abaixo os principais trechos da entrevista.
LULA
UOL: Um delegado da equipe da Lava Jato afirmou, recentemente, que se perdeu o “timing” para prender o ex-presidente Lula. O senhor concorda?
Igor Romário de Paula: É complicado falar em perder timing. Os requisitos para uma prisão preventiva são bastante objetivos. Lá atrás, na fase 24 da Lava Jato, quando houve a representação do Ministério Público [pela condução coercitiva de Lula, em março], não existiam os requisitos para um pedido de prisão do ex-presidente. Não acho que a gente perdeu o timing. Esse timing pode ser daqui a 30 dias, a 60 dias. A investigação que envolve o ex-presidente Lula é muito ampla.
Então o senhor não concorda com a afirmação de seu colega?
Não. O timing pode ser daqui a pouco. Não vejo nem perda de tempo nem condescendência com o fato de se tratar um ex-presidente. O próprio juiz Sergio Moro já mostrou que ele não leva isso em consideração quando toma suas decisões. Esse timing pode ser mais para frente, pode não ser aqui, pode aparecer nas investigações que acontecem em Brasília.

Michel Temer confirma visita a Serra Talhada nesta segunda-feira (30)


Na visita anterior, Temer esteve nos municípios de Floresta e Surubim / Alexandre Gondim/JC Imagem



A assessoria da presidência da República divulgou, na tarde dessa quinta-feira (26), que o presidente Michel Temer (PMDB) virá ao Estado na próxima segunda-feira (30) para participar da cerimônia de inauguração do novo Campus de Serra Talhada do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco.
O peemedebista vai inaugurar o instituto ao lado do ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), e do prefeito da cidade, Luciano Duque (PT). O investimento na construção foi de R$ 15 milhões.
O ministro comentou o fato da agenda educacional ocorrer em uma cidade governada por um prefeito do PT, partido que perdeu a cadeira de presidente da República para o peemedebista.
“A visita a uma cidade governada pelo PT não foi algo programado, mas é positivo que o presidente vá inaugurar uma escola em uma cidade cuja gestão é do PT. Isso mostra que não há discriminação do governo federal”, ressaltou.
Do JC Online

Ex-presidiário sofre tentativa de homicídio em Serra Talhada


Resultado de imagem para homens armados em uma moto



Um ex-presidiário identificado como Genigledson Mateus Bezerra Santos, de 23 anos, vulgo “Binho”, sofreu uma tentativa de homicídio na noite desta quinta-feira (26), no bairro da Cohab em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.
Segundo as primeiras informações, por volta das 19h00,  dois homens não identificados, em uma motocicleta de características não anotadas,  se aproximaram da vítima e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a mesma e se evadiram em seguida, tomando destino ignorado.
O jovem foi levado para o bloco cirúrgico do Hospital Agamenon Magalhães (Hospam) e já se encontra na enfermaria em recuperação.

Policiais efetuam prisão por receptação de veículo roubado, adulterado e portar CRLV falso em Cabrobó, no Sertão de PE



Na noite desta quarta-feira dia (25), por volta das 22:10, Policiais Militares das equipes NIS-3,GATI e GT 2514 ambas da 2ª CIPM, tomaram conhecimento que um veículo modelo VW FOX, de cor branca e placa OFZ-5875 - Campina Grande-PB, trafegava na cidade de Cabrobó, no Sertão pernambucano, em atitude suspeita, onde de imediato os policiais efetuaram buscas para aborda-lo.

A equipe do GATI que efetuava patrulhamento na BR-428, interceptou o veículo e fez a abordagem, sendo identificado o condutor como EDUARDO SOARES SANTOS, vulgo"DUDU", de 26 anos, onde o imputado apresentou aos policiais uma CRLV falsa sendo detido e encaminhado para PRF no Trevo do Ibó, onde foi constatado que o CRLV era folso, e a placa do veículo era clonado com restrição de roubo. Já os dados originais do veículo foram identificados a partir do número do motor, sendo um veículo VW - FOX 1.6 ano 2014, de cor branca, CHESSI 9BWAB4Z23E4154656, placa OYS-3849 - Recife-PE.

O imputado juntamente com o veículo foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Cabrobó, onde EDUARDO foi autuado em flagrante delito e recolhido a Cadeia Pública local onde ficará a disposição da justiça.

Mais uma tentativa de homicídio é registrada na cidade de Serra Talhada, no Sertão


Na noite desta quinta-feira dia (26), por volta das 19:00, mais uma tentativa de homicídio foi registrada na cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Desta vez o crime aconteceu no bairro da COHAB, quando homens armados tentaram assassinar o ex-presidiário identificado como Genigledson Mateus Bezerra Santos, de 23 anos, vulgo “Binho de Sandra”.

Segundo as primeiras informações do nosso parceiro do Portal NN, dois homens não identificados, em uma motocicleta de características não anotadas, se aproximaram de Binho e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a vítima e se evadiram em seguida, tomando destino ignorado. 

“Binho de Sandra” foi socorrido ainda com vida para o Hospital Regional de Serra Talhada (HOSPAM), onde foi atendido e já se encontra na enfermaria em recuperação. A Polícia Civil investiga o caso.

Primeira advogada trans do Nordeste poderá usar nome social na carteira da OAB



A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco garantirá à primeira advogada trans do Norte e Nordeste o uso de nome social na carteira da Ordem. No próximo dia 30 de janeiro, Robeyoncé Lima receberá certificado que assegura direito previsto na resolução nº 5 de 2016 do Conselho Federal da OAB (CFOAB). A advogada tem 28 anos e foi aprovada no Exame da OAB-PE em 2016. Ela foi a primeira aluna da Faculdade de Direito do Recife a solicitar o uso do nome social.

Negra, crescida na periferia do Recife, Robeyoncé deverá se acostumar com os ineditismos – ou com a tarefa de abrir portas: ela foi a primeira trans aprovada na OAB em Pernambuco. A conquista da carteira e do direito de exercer a advocacia chegou em janeiro de 2016, sete meses antes de concluir o curso, numa prova de fogo onde apenas 21% dos candidatos conquistaram a aprovação.

A entrega do certificado será feita pelo presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte, e pela presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero, Maria Goretti Soares, no auditório da instituição, às 18h. Com o ato, a OAB-PE assegura que todos os advogados e advogadas transexuais e travestis de Pernambuco não sofrerão qualquer constrangimento para exercer a profissão sendo identificada com o nome com o qual se reconhece.

O evento contará com representantes de diversos movimentos sociais e palestra de Robeyoncé. Em sua apresentação, ela abordará a importância da conquista do uso do nome social para mulheres e homens trans. “Eu me sinto feliz porque é um reconhecimento do direito de ser chamada de acordo com minha identidade de gênero. O nome social reconhecido pela OAB é algo gratificante, pois o documento é oficialmente reconhecido e vai ser um alívio mostrar a carteira de advogada sem ter vergonha”, disse ela.

“Este é um momento histórico que reforça o compromisso da OAB com todas as cidadãs e todos os cidadãos brasileiros, em cumprimento aos preceitos da Constituição Federal de 1988 quanto aos direitos fundamentais da pessoa humana. Direitos que as pessoas LGBT, como cidadãs que são, já têm e que alguns segmentos ainda insistem em negar”, ressalta Maria Goretti Soares, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero. “Exercer a profissão utilizando o nome com o qual se identifica é ver assegurado o direito humano de ser quem é e ser respeitado por isso”, acrescenta.

TRAJETÓRIA: Direito não foi o primeiro curso superior de Robeyoncé Lima. Ela já concluiu Geografia, também na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante toda a sua vida escolar, estudou na rede pública de ensino do Estado. Não chegou a conhecer o pai, viciado em crack; a mãe, por trabalhar fora, deixou a educação de Robeyoncé aos cuidados da avó. 

FONTE: O Povo com a Notícia