CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
O PIONEIRO CADA VEZ MAIS SE ENOVANDO PARA MELHOR SERVIR.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Umbuzeiro, árvore nativa do Nordeste, socorre agricultores na seca





E nessa época de seca, a salvação de muitas famílias no Nordeste é o umbuzeiro – árvore símbolo de resistência da caatinga.
No sertão da Bahia, homens e mulheres caminham vários quilômetros para colher os frutos.
De manhã cedo eles já estão nas trilhas da caatinga.  É o dia inteiro caminhando, procurando o umbuzeiro, árvore que só tem no Nordeste.
E em tempos de seca, a árvore nativa socorre o sertanejo da roça.
“Plantamos o milho e o feijão, mas infelizmente não deu porque não tivemos a chuva, perdemos tudo”, comenta Joelma Araújo, agricultora.
No cenário de vegetação quase sem vida, sem comida, o umbuzeiro exibe fartura.  Nada é mais alegre para os catadores de umbu do que encontrar o chão de um único jeito: forrado de frutas.
Muitas vezes os catadores dão sorte de encontrar umbuzeiros bem carregados. “Foi tudo tirado desse umbuzeiro. Tem uns três quilos. Parece que estou grávida”, brinca a agricultora.
É um contraste que chama a atenção.  O umbuzeiro é a única árvore verde no meio da caatinga arrasada.  O segredo está embaixo da terra. As raízes têm batatas que funcionam como uma caixa d’água.
A água fica dentro da batata. E como são centenas de batatas enterradas, elas vão irrigando a árvore. As pesquisas calculam que um umbuzeiro grande chega a acumular 1.500 litros de água. É por isso que ele atravessa todo o período de seca verde e dando frutos.
No fim do dia, um grupo de cinco a seis catadores volta para casa com 100 quilos de umbu. No município de Uauá, norte da Bahia, uma cooperativa criada por eles compra por R$ 1 o quilo.
Este ano, a indústria da cooperativa vai esmagar 300 toneladas de umbu.  No local, a fruta vira poupa, licor, doces.
“Em torno de 70% da produção a gente vende para o mercado privado e o restante a gente vende para o mercado institucional”, diz Denise Cardoso, presidente da cooperativa.
Fonte de vitamina C e até de inspiração para os poetas nordestinos. Nesta época o umbu é a salvação.
Mas até o umbuzeiro está sofrendo com a seca extrema. Segundo um estudo daEmbrapa, em algumas regiões do Nordeste, como no sertão pernambucano, de cada quatro umbuzeiros, apenas um consegue sobreviver. (G1)

Depois de Temer, Lula visita Transposição na Paraíba no dia 19


Resultado de imagem para Depois de Temer, Lula e Dilma vão à Paraíba dia 19



Um dia depois da passagem do presidente Michel Temer (PMDB) pelo Nordeste para acompanhar a cerimônia de abertura da comporta de Campos, que vai fazer com que a água do Eixo Leste da Transposição chegue até os moradores da região, o líder da oposição no Senado, Humberto Costa (PT), anunciou que o ex-presidente Lula (PT) visitará o local, no dia 19 de março. Lula vai a Monteiro, na Paraíba.
Humberto saiu em defesa de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff, também do PT, e afirmou que é preciso fazer justiça aos governos petistas. “Foi Lula quem tirou do papel o sonho da Transposição, maior obra hídrica no Nordeste e que teve seu andamento assegurado pela presidenta Dilma Rousseff. Neste momento, em que as águas do Velho Chico chegam a cidades do semiárido de Pernambuco e Paraíba, é preciso fazer justiça aos governos do PT, responsáveis por este sonho de 14 milhões de sertanejos virar realidade”, afirmou o senador.
O líder da oposição voltou a condenar o que chamou de “oportunismo” dos políticos que antes condenavam o projeto e que hoje posam de “pais” da Transposição. “Os tucanos foram os primeiros a agourar e até boicotar a obra. É ridículo estarem hoje dizendo que têm responsabilidade por ela. A resposta está vindo do povo que atesta os verdadeiros responsáveis pela obra e pedem a volta de Lula e a saída do governo ilegítimo e sem voto de Temer”, disparou.
No último final de semana, o senador petista acompanhou a chegada da água em Sertânia, no Sertão pernambucano. Na ocasião, criticou o atraso da conclusão do projeto. “Dilma deixou a Transposição com mais de 90% da obra concluída e com a previsão de finalizar todos os trechos já agora em 2017. Mas o governo de Michel Temer disse que só termina em 2018, castigando ainda mais o Nordeste que sofre com a pior seca dos últimos 100 anos”, afirmou o senador, na ocasião.

Do Blog da Folha

Mais um homicídio é resgistrado em Sarra Talhada, no Sertão do Pajeú


(Chuva de bala)

Na tarde deste domingo dia  (12), mais um homicídio foi registrado na cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. O crime aconteceu por volta das 16 horas, onde um homem identificado pela Polícia Civil apenas como Pedro foi morto a tiros de revólver na Rua 1, no bairro da Cohab, nas proximidades da Escola Nossa Senhora da Penha. 

Segundo a contagem do Farol Farol de Notícias, este foi o 11º homicídio do ano em Serra Talhada. Na semana passada dois homens foram executados por pistoleiros no bairro Baixa Renda, cravando a contagem de dez mortes em apenas dois meses. (Foto: Alejandro García - Farol de Notícias)

Serratalhadense morre vítima de acidente na PE-320, no Sertão de PE


Na tarde deste domingo dia (12), um grave acidente aconteceu na PE-320, estrada que liga Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, à cidade de Flores e deixando uma vítima fatal.

Segundo informações do nosso parceiro do Portal NN, o acidente aconteceu próximo ao Sítio Barra, antes do distrito de Canaã, onde condutor de um veículo Chevrolet Prisma, placa PCH 5051, de Serra Talhada, identificado preliminarmente como “Berg”, por motivos desconhecidos, perdeu o controle do carro e  capotou várias vezes, vindo a óbito na hora. “Berg” era funcionário da concessionária de veículo, Tamboril, em Serra Talhada.