CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

CREDIBILIDADE SE CONQUISTA COM COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
O PIONEIRO CADA VEZ MAIS SE ENOVANDO PARA MELHOR SERVIR.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Mãe é presa por maltratar filha de 27 anos no Sertão do Pajeú


Uma mãe foi autuada em flagrante por abandono de incapaz após sua filha ser encontrada desnutrida nesta quinta-feira (1º) em Tabira, Sertão de Pernambuco.
De acordo com o 23º Batalhão da Policia Militar, após uma denúncia, policiais chegaram ao endereço da vítima na Rua Silvana Silveira e Silva e constataram que Rita de Cássia, de 54 anos, teria deixado a filha de 27 anos, que sofre de severa depressão, em situação de abandono de incapaz.
No local, o policiamento constatou que a vítima apresentava sinais de desnutrição, indicativo de depressão e desidratação. A genitora não estava em casa no momento da chegada da polícia, mas depois que ela apareceu na casa, foi conduzida para a delegacia local. Já a jovem foi socorrida para o Hospital Emília Câmara, onde segue internada e acompanhada por agentes do serviço social.
Apesar de ter 27 anos, a promotora do Ministério Público responsável pelo caso considerou que a menina não pode responder por si.

Maus-tratos

De acordo com a polícia, a mãe permite que a filha de 27 e uma mais nova de 19 não saiam de casa nem estudem. Ambas foram retiradas da escola por ela. Ainda segundo a polícia, a mãe e a filha mais nova afirmam que os transtornos da filha mais velha são causado por problemas espirituais.
Rita de Cássia foi autuada em flagrante por abandono de incapaz, mas pagou a fiança no valor de um salário mínimo (R$ 954,00) e foi liberada.
Segundo a polícia, o Ministério Público está tentando entrar em contato os avós paternos da moça para que fiquem com tutela dela após a recuperação. A vítima também receberá um acompanhamento psicológico.
Do Ne 10

Prefeito gastar com carnaval tendo a folha de pagamento em atraso é corrupção, alerta FOCCO-PE



O Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (FOCCO-PE) divulgou nota oficial apoiando a recomendação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) sobre os gastos dos municípios neste carnaval. Para o FOCCO-PE, gastar com festa, quando a folha de pagamento dos servidores está atrasada, “não deixa de ser uma forma de corrupção por parte dos prefeitos”.

No último dia 22 de janeiro, TCE-PE e MPCO enviaram uma recomendação às prefeituras. O Fórum, que reúne TCU, MPF, GCU, Polícia Federal, MPPE, TCE e MPCO, além de mais outras 20 instituições parceiras, promete investigar os prefeitos nesta situação.

Os órgãos pedem que a população informe os casos à Ouvidoria do TCE-PE, que garante o sigilo da denúncia, não precisando o cidadão se preocupar em ter seu nome ou e-mail revelado. “A população sabe que festa é muito bom, mas só dura dois, três dias. Mas as necessidades, por outro lado, duram quase para sempre. É preciso denunciar”, reforça Teresa Duere, ouvidora do TCE-PE.

Veja a nota do FOCCO-PE:

Nota sobre corrupção no carnaval:  

O Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (FOCCO-PE), coletivo que reúne instituições e órgãos públicos que desempenham atividades ligadas ao repasse, controle e fiscalização dos recursos públicos em Pernambuco, vem a público manifestar apoio à recomendação promovida por dois órgãos componentes, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e o Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), alertando aos prefeitos do Estado de Pernambuco para não realizarem gastos com carnaval, caso estejam com a remuneração dos servidores em atraso.

Considerando as recorrentes notícias de atrasos na folha de pagamento de prefeituras em Pernambuco, inclusive do décimo-terceiro salário, o FOCCO-PE lembra que os servidores públicos devem ter garantido o seu direito social à uma remuneração tempestiva.

Neste cenário de falta de recursos públicos nos municípios, se revela inadequado gastar com festas e shows, inclusive o carnaval, sem antes garantir o pagamento tempestivo da remuneração dos servidores.

Esta prática em alguns municípios do Estado, que tem sido objeto de denúncias para vários órgãos membros do FOCCO-PE nas últimas semanas, não deixa de ser uma forma de corrupção por parte dos prefeitos.

Tal conduta dos gestores municipais, caso ocorra, será avaliada após o carnaval pelos órgãos componentes do FOCCO-PE, dentro das atribuições institucionais de cada membro deste coletivo.

Pelo exposto, o FOCCO-PE reitera os termos da recomendação do TCE-PE e do MPCO para que os prefeitos não realizem despesas com carnaval, especialmente festas e shows, quando a folha de pessoal do município estiver em atraso, inclusive nos casos em que a inadimplência esteja atingindo apenas parcela dos servidores, mesmo que sejam comissionados, temporários ou aposentados.

Orientamos a população denunciar pela Ouvidoria do TCE-PE eventual desobediência desta recomendação, através do telefone 0800 081 1027, do e-mail ouvidoria@tce.pe.gov.br ou pelo site http://www.tce.pe.gov.br.

Recife, 2 de fevereiro de 2018.

Coordenação do Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (FOCCO-PE

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Carnaíba



Por volta das 02h da madrugada, desta sexta (02), cerca de oito homens fortemente armados, arrombaram a porta e explodiram os caixas eletrônicos da agência do Banco Brasil do município de Carnaíba, no Sertão do Pajeú.
A ação durou cerca de 30 minutos e teve o mesmo modelo de operação adotado nas investidas a agências no estado. Com as explosões, a agência pegou fogo.
Relatos indicam que o grupo usava armamento pesado e deixou a cidade atirando e gritando, como forma de evitar qualquer tipo de reação. Avisavam às pessoas para não chamar a polícia.
Segundo informações do Blog do Cauê Rodrigues, os bandidos chegaram em um veículo Saveiro, de cor branca e utilizaram explosivos na vidraçaria lateral da agência na Rua Saturnino Bezerra com a Travessa Dário Gomes.
Não há informações da quantia roubada.
Estilhaços ficaram espalhados por todo o local e as chamas invadiram toda a agência. Os bandidos fugiram pela Rua 04 de outubro, sentido Rodovia Estadual PE 320 que dá acesso à cidade de Flores.